Como calcular o período é a frequência?

Perguntado por: dmello . Última atualização: 26 de maio de 2023
4 / 5 10 votos

Como o período pode ser obtido pela divisão do tempo decorrido pelo número de ciclos completados nesse tempo, e a frequência pode ser obtida pela divisão do número de ciclos completados pelo tempo necessário para completar esses ciclos, então, o período nada mais é que o inverso da frequência, e vice-versa.

T=1/f ou f=1/T período é o inverso da freqüência ou a freqüência é o inverso do período. 1-Um ventilador dar 20 voltas em 2 s , qual a fequência e o período do seu movimento? A freqüência de 10 Hz corresponde ao número de 10 voltas em cada segundo, e o período T =0,1s, que corresponde ao tempo de uma volta completa.

Como já abordamos a frequência é o tempo de variação de um sinal em um segundo, e o período é o tempo levado para o término de uma única oscilação completa, a relação básica diz que as duas grandezas são inversamente proporcionais. Para realizar o cálculo através deste método utilizamos a seguinte fórmula: f = 1 / T.

Conversão de RPM em Hz
Podemos associar o número de rotações que ocorrem a cada minuto (RPM) com o número de rotações a cada segundo (Hz). 60 rotações a cada minuto são iguais a 60 rotações a cada 60 segundos. Para determinar quantos Hz equivalem um valor em RPM, dividimos por 60.

A frequência da onda é dada pelo número de oscilações que ela realiza a cada segundo. No Sistema Internacional, essa grandeza é medida em s-1 (inverso de segundo), que é equivalente a hertz (Hz). Por exemplo: uma onda de 20 Hz realiza vinte oscilações completas a cada segundo.

O período, T = 1 / f, é o tempo que leva para um átomo ou molécula particular passar por um ciclo completo de movimento. O comprimento de onda é a distância, entre dois átomos, que oscilam em fase, ao longo da direção de propagação. Esta relação é válida para qualquer onda periódica.

A frequência elétrica é a frequência nominal das oscilações de corrente alternada (CA) em uma rede síncrona de transmissão de uma usina elétrica ao consumidor. Na maior parte do mundo, a frequência é de 50 Hz, embora em boa parte das Américas e em alguns países da Ásia essa frequência tipicamente seja de 60 Hz.

hertz (Hz)

Essa unidade de medida é expressa como hertz (Hz), em homenagem ao físico alemão Heinrich Rudolf Hertz (1857-1894). Um objeto que executa movimento circular com frequência de 60 Hz, por exemplo, completa 60 rotações a cada segundo.

A frequência é representada pela letra f, e sua unidade de medida é o hertz (Hz), que equivale a quantidade de ciclos por segundo, assim se dizemos que uma onda vibra 60 Hz significa que ela oscila 60 vez por segundo.

Período (T): é o tempo necessário para que um objeto em movimento circular complete um giro; Frequência (f): é o número de voltas executadas em um intervalo de tempo. As unidades utilizadas para frequência são o RPM (rotações por minuto) e o Hz (rotações por segundo).

A fórmula principal sobre o tema é a = V²/ R, em que se tem: V = velocidade (m/s); R = raio da trajetória circular (m) e a = aceleração centrípeta (m/s²).

Em física, a frequência consiste no número de ocorrências por unidade de tempo. Refere-se normalmente a oscilações de alguma propriedade, como por exemplo a corrente elétrica ou a posição de um corpo suspenso através de uma mola elástica. A unidade SI de frequência é o hertz (Hz), que equivale a um ciclo por segundo.

Para encontrar a frequência absoluta de um dado, basta contar quantas vezes ele se repetiu no conjunto, cada valor de variável possui a sua frequência absoluta dentro do conjunto.

f = 1/(0.1) = 10 Hz, ou seja, ela vai completar 10 oscilações em um segundo (10 Hz) Se uma fonte oscila a cada 5 segundos, seu período é 5 segundos, e portanto sua frequência é: f = 1/5 = 0.2 Hz.

Nesse caso, é necessário dividir o total de estudantes presentes no dia da aula pelo total de alunos matriculados e, em seguida, multiplicar o resultado obtido por 100. Considerando, por exemplo, uma classe de 60 alunos, suponhamos que, no dia da aula em questão, apenas 38 compareceram.

Tabelas de frequência são uma forma de organizar dados em uma tabela para mostrar a frequência de ocorrência de cada valor ou intervalo de valores em um conjunto de dados. Utiliza-se em estatística para resumir grandes conjuntos de dados e torná-los mais fáceis de entender e analisar.

Os tipos de frequência são: absoluta, acumulada, relativa e em classes.

Frequência média
A fórmula para calcular a frequência é: o GRP dividido pelo alcance. Frequência = GRP / Alcance.

Basta dividir a velocidade desejada pela v/1000 multiplicando por 1.000. Para 120 km/h e v/1000 de 38,5 km/h, por exemplo, 120 ÷ 38,5 x 1.000 = 3.116 rpm. Na verdade você nem precisa efetuar na calculadora essa multiplicação por 1.000, ela pode ser feita mentalmente.

Onda: é qualquer sinal que se transmite de um ponto para outro de um meio com velocidade definida (sem que haja transporte direto de matéria entre esses dois pontos). Tipos de ondas: ondas mecânicas (leis de Newton), ondas eletromagnéticas (equações de Maxwell), ondas de matéria (equação de Schrödinger).

Quanto maior a frequência da onda, menor é o seu período. Quanto maior o período da onda, menor é a sua frequência. A velocidade de propagação de uma onda, representa-se pela letra v e no caso da luz pela letra c, é uma medida da rapidez de propagação da onda num determinado meio.