Como calcular o período de uma onda senoidal?

Perguntado por: igaspar3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Calcule o inverso da frequência para obter o período da onda. Por exemplo, um dividido por 7 Hertz é igual a um período de aproximadamente 0,14 segundos. Nos exemplos da imagem: O período do quadro de cima é de 1 dividido por 1 Hz, portanto o resultado é de 1 segundo.

Assim, uma onda sinusoidal com valor pico a pico de 120 V tem um valor eficaz de 42.42 volts DC. Se lhe for dado o valor rms da onda sinusoidal, a fórmula para o cálculo do valor de pico é: EPICO = Erms / 0.707 ou 1.414 x Erms Exemplo: Conversão de tensão “rms” em tensão de pico.

Período (T): é o tempo (t) necessário para a formação de um comprimento de onda, medido em segundos. Frequência (f): é o número de vezes que esse comprimento de onda se repete no intervalo de um segundo.

Como tal, a fórmula para o cálculo da frequência quando o tempo é dado é escrita como: f = 1 / T. Nessa fórmula, f representa a frequência e T representa o período de tempo requerida para que se complete uma única oscilação de onda.

Um objeto que executa movimento circular com frequência de 60 Hz, por exemplo, completa 60 rotações a cada segundo. A transformação entre as unidades Hz e r.p.m é feita pela multiplicação ou divisão dos valores por 60, pois 1 minuto corresponde a 60 s.

Qual é o período de uma onda senoidal de 2 MHz? Dados: f 2 MHz Encontrar: T Conhecido: Solução: Resposta: O período é 0,0000005s ou 0,5 s.

Definimos a frequência como sendo o inverso do período, ou seja, no Sistema Internacional de Unidades (SI), a frequência nada mais é do que o número de voltas dadas a cada segundo. Por exemplo, se um disco efetua 10 voltas por segundo, dizemos que cada volta é 1/10 de segundo.

T = 1/f. A senoide descrita acima foi desenhada tendo valor zero no instante t=0. De forma diferente, se esta senoide tivesse um outro valor quando t=0, deveríamos colocar um outro argumento na função seno, que demonstraria um deslocamento no eixo do tempo no gráfico.

Uma onda senoidal pode ser representada por três parâmetros: amplitude máxima, frequência e fase.

Para realizar o cálculo através deste método utilizamos a seguinte fórmula: f = 1 / T. Outra maneira muito comum que utilizarmos, é o cálculo através da frequência angular de geração da onda.

Quanto maior a frequência da onda, menor é o seu período. Quanto maior o período da onda, menor é a sua frequência. A velocidade de propagação de uma onda, representa-se pela letra v e no caso da luz pela letra c, é uma medida da rapidez de propagação da onda num determinado meio.

Classificação das Ondas

  • Ondas Unidimensionais: as ondas que se propagam em uma direção. Exemplo: ondas em uma corda.
  • Ondas Bidimensionais: as ondas que se propagam em duas direções. Exemplo: ondas se propagando na superfície de um lago.
  • Ondas Tridimensionais: as ondas que se propagam em todas as direções possíveis.

A frequência da onda é dada pelo número de oscilações que ela realiza a cada segundo. No Sistema Internacional, essa grandeza é medida em s-1 (inverso de segundo), que é equivalente a hertz (Hz). Por exemplo: uma onda de 20 Hz realiza vinte oscilações completas a cada segundo.

São 7 os tipos de ondas eletromagnéticas: ondas de rádio, micro- ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e raios gama. O que determina a sua classificação é a frequência e a oscilação com que as ondas são emitidas e também o seu comprimento.

Uma onda sinusoidal, também designada por onda senoidal, consiste numa qualquer forma de onda que possui uma equação na qual uma variável é diretamente proporcional ao seno de outra variável. Esta curva com a forma de onda pode ser gerada por um osciloscópio que executa um movimento harmónico simples.