Como calcular o percentil e Escore-z?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Cálculo do Escore-Z = estatura da criança – estatura média da população referência dividido por desvio-padrão para idade e sexo. Denomina-se indicador quando os índices são usados para interpretações clínicas ou de condições associadas às medidas.

Neste contexto, cada valor de escore-z apresenta um valor de percentil correspondente. Por exemplo, o escore-z 0 corresponde ao percentil 50, isto é, em uma população saudável, espera-se encontrar 50% dos indivíduos acima e 50% dos indivíduos abaixo desse valor.

Percentil, como podemos perceber pelo nome, tem a ver com “por cento”. Para entendermos melhor o conceito, vamos imaginar que temos um conjunto de dados divididos em cem partes ordenadas da menor para a maior – cada uma dessas partes é um percentil. Você pode imaginar isso aplicado em uma régua, por exemplo.

Tanto o peso quanto a altura, em geral, são calculados em percentil – isto é, uma escala que varia de 0 a 100. Se uma menina tem o peso no percentil 60, por exemplo, isso significa que 60% de todas as meninas da mesma idade pesam menos do que ela, enquanto 40% pesam mais.

O escore bruto é o número de questões corretas multiplicado por 10, considerando que 15 questões correspondem a 150 pontos. Exemplo: o candidato que acertar 8 questões na prova de Física terá, nessa prova, escore bruto igual a 80 pontos.

Um valor z mede exatamente quantos desvios-padrão acima ou abaixo da média um ponto está. Esses são alguns fatos importantes sobre valores z: Um valor z positivo indica que o ponto está acima da média. Um valor z negativo indica que o ponto está abaixo da média.

A partir desses dados, foram estabelecidas réguas intermediárias, chamadas de percentis. São elas 3, 15, 50 (média), 85 e 97. Portanto, se um bebê está no percentil 85 em relação a seu peso e altura, significa que ele é maior e mais pesado que 85% dos bebês de sua idade.

Percentil < 0,1 – Escore-Z < -3 = Muito baixo peso para a idade; Percentil entre 0,1 e 3 – Escore-Z entre -3 e -3 = Baixo peso para a idade; Percentil entre 3 e 97 – Escore-Z entre -2 e + 2 = Peso adequado para a idade; e.

Uma pontuação Z refere-se ao número de desvios padrão que cada valor de dados está da média, com uma pontuação Z de zero indicando a média exata. As pontuações Z são úteis para analisar números no contexto do resto do campo.

Adotado pelo Ministério da Saúde e pela Sociedade Brasileira de Pediatria, as curvas de percentis são o sistema de classificação do estado nutricional mais utilizado para o acompanhamento contínuo do crescimento e desenvolvimento na infância e adolescência.

Para se calcular um escore z basta subtrair do valor que o indivíduo apresenta a média correspondente ao seu gru- po de idade e sexo dividindo-se depois a diferença pelo valor do desvio padrão do mesmo grupo.

O que é considerado um percentil normal? Não existe um percentil normal e outro “anormal”. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que seja considerada como referência de peso esperado os percentis 10 e 90. Ou seja, quando o peso do bebê está entre o percentil 10 e 90 ele é considerado adequado.

As principais medidas antropométricas utilizadas nos serviços de saúde são: peso, altura, circunferência abdominal e cefálica. Mais do que realizar uma ação rotineira, essas medidas fazem parte da vigilância em saúde.

O cálculo do percentil 95 é feito da seguinte forma: as operadoras amostram a quantidade de bytes transferidos nas portas dos clientes a cada 5 minutos, tirando uma banda média durante esse intervalo (normalmente medida em megabits por segundo). Todas essas médias ficam armazenadas em um banco de dados mensalmente.

Percentil é simplesmente uma palavra para percentual, portanto seria a porcentagem do seu certificado de qualificação. Uma nota atribuída de acordo com algoritmos de média que avaliam seu desempenho em forma de percentual.

Estar acima do percentil 90 para a idade gestacional significa que 90% da população normal tem peso menor do que o do feto em questão; ou seja, não é comum termos um feto com tanto peso.