Como calcular o payback simples é descontado?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 18 de maio de 2023
4 / 5 12 votos

A fórmula de cálculo é: PAYBACK SIMPLES = CAPITAL INICIAL INVESTIDO ÷ FLUXO DE CAIXA MÉDIO. Entenda por fluxo de caixa médio uma estimativa do saldo em caixa todo final de mês. Na prática, esse número não vai ser o mesmo todos os meses, mas para uma projeção simples, considera-se um valor médio.

O que é payback simples? O termo payback significa “retorno” e, como dito anteriormente, é usado para indicar qual é o retorno de um investimento, inicial ou em um projeto, dentro de uma empresa. Normalmente, é feito desde o momento inicial até quando os rendimentos se tornam iguais ou superiores a esse valor.

O payback descontado, embora seja uma fórmula relativamente simples de se compreender, leva em conta o peso do fluxo de caixa no ROI, o Retorno sobre o Investimento. O fluxo de caixa, como você deve saber, é a diferença entre todas as receitas e despesas de um negócio e, via de regra, é calculado diariamente.

Para calcular o Payback descontado, é necessário somar o fluxo de caixa descontado acumulado a cada ano, até que o investimento inicial seja recuperado. Novamente, vamos inserir os dados em uma planilha do Excel. Em seguida, na célula B7, digite a fórmula “=B3/B4” e pressione Enter. O resultado será 2,5.

Vantagens e limitações do payback descontado
Contribui para a tomada de decisão em relação a novos projetos em organizações; É útil para medir o retorno de investimentos e projetos que possuam limitação de vida útil; Indica o grau de risco do investimento, segundo o prazo de retorno e a movimentação do fluxo de caixa.

Justificativa: O que o torna o payback simples imperfeito são as seguintes deficiências: Não considera o valor do dinheiro no tempo, pois não há uma TMA ou custo de capital para atualizar os valores futuros.

A fórmula é a seguinte:

  1. Payback simples = Investimento inicial ÷ Saldo médio do fluxo de caixa no período.
  2. Rentabilidade = Lucro líquido ÷ investimento x 100.
  3. VPL = Fluxo de caixa ÷ (1 + TMA)^1.
  4. ROI (%) = (lucro – valor do investimento) ÷ valor do investimento x 100.

Projetos novos geralmente apresentam resultados negativos nos meses iniciais; mas, com o acúmulo de resultados positivos nos meses seguintes, o valor se converte em resultado positivo definitivo. Quando o projeto atingir esse resultado positivo, significa que o payback foi alcançado.

A TIR representa a rentabilidade de um projeto de investimento, comparada a um investimento no mercado financeiro. O Payback mede quanto tempo um projeto levará para gerar os retornos ou lucros que paguem o investimento inicial.

Payback Descontado é o período de tempo necessário para recuperar o investimento, avaliando-se os fluxos de caixa descontados, ou seja, considerando-se o valor do dinheiro no tempo. O cálculo do Valor Presente Líquido – VPL, leva em conta o valor do dinheiro no tempo.

Qual o payback ideal? Não existe um valor exato de payback ideal. O que é ideal: um investimento que não comprometa seu orçamento e que gere o valor de receita mensal estimada com a nova aquisição. Para isso, vale a pena caprichar no controle financeiro do negócio.

O cálculo do payback descontado inclui, como uma medida corretiva, o valor do dinheiro no tempo, pois atualiza os valores dos retornos utilizando a fórmula dos juros compostos para encontrar o PV (presente value ou valor presente).

CMPC = ( E/V x Kp ) + [( D / V x Kt x ( 1 – TC )]

  1. TC: taxa do IR e da CSLL.
  2. E: valor do capital próprio do negócio ou o valor de patrimônio líquido em reais.
  3. D: valor de mercado do Kt em reais.
  4. V: somatória do E + D.
  5. Kp: taxa do custo de capital próprio.
  6. Kt: taxa do custo de capital de terceiros.

A taxa de desconto trata-se dos custos do capital e riscos que a empresa enfrenta. Leva em conta os custos de oportunidade e o custo médio ponderado de capital. Ou seja, considera o quanto de dinheiro a empresa gasta para adquirir mais capital.

Para calcular o prazo de retorno do investimento, basta dividir o capital investido pelo retorno positivo esperado pelo novo investimento. Veja um exemplo: um negócio investe R$ 50 mil em uma nova máquina, capaz de aumentar as vendas em R$ 20 mil por ano. O prazo de retorno do investimento será de 2,5 anos.

Como se calcula o fluxo de caixa? O cálculo de fluxo de caixa é um processo simples, que pode ser feito por meio de sistemas automatizados ou planilhas para ficar ainda mais fácil. É possível também fazer por uma fórmula padrão: FCO = EBIT – IR + Depreciação.

O que é a taxa mínima de atratividade (TMA)
Basicamente, a taxa mínima de atratividade (TMA) é a taxa que representa o mínimo que um investimento deve remunerar para que seja considerado viável economicamente.

Vale ressaltar que o método Payback simples apresenta alguns problemas: não leva em consideração o valor do dinheiro no tempo; não leva em conta a distribuição do fluxo de caixa dentro do período de recuperação do investimento.