Como calcular o Odu pelo nome?

Perguntado por: rlancastre . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

some= 1+5+1+0+1+9+8+5 =30= , reeduzindo o número, que é maior de 16, somamos 3+0= 3, então seu Odú é ETA-OGUNDÁ. some: 2+2+ 1+2 +2+0+1+2= 12 então o seu Odu é Ejilashebora.

Os igbo desvendam se aquele odu está em Ibi (negativo) ou em Ire (positivo). Na metodologia que uso, é o Ori da pessoa que trás à luz, os pontos fracos na conduta e comportamento daquela pessoa, e tenho observado que 80% das pessoas, estão com o Òrìsà, que foram iniciados, justamente nesse negativo.

Cada pessoa tem cinco odús, quatro deles são referentes à sua vida material e um ao seu caminho espiritual. O de nascimento (que é o espiritual), qualquer pessoa interessada pode saber através de números qual é seu odú.

Oxum

Segundo ele, o ano é propício a realizações de grandes projetos. Exú, Oxóssi e Oxum são os orixás regentes de 2023, segundo informações do presidente da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro Ameríndia (AFA), Leonel Monteiro.

Além dessas duas divindades, uma pessoa pode incorporar a proteção de outros deuses, completando o número máximo de sete orixás.

Odu é um conceito do culto de Ifá também usado no candomblé, interpretado no merindilogum, na caida de búzios. A palavra odu vem da língua iorubá e significa destino. Cada homem (ser) possui o seu destino que se assemelha a de outros mas sempre com alguma particularidade.

Odu é uma espécie de signo que rege o nascimento de cada pessoa. A tradição iorubá aponta a existência de 16 Odus principais, cujas combinações perfazem 256 odus. Cada um de nós é regido por um desses Odus ou omó Odu.

Omulu é o médico dos Orixás, o senhor da cura das chagas e de outras moléstias. Por outro lado, é o Orixá soturno e perigoso, dono das doenças epidêmicas. É uma divindade da terra, tanto do solo quanto do subsolo.

Oxê é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com cinco conchas abertas pela natureza e onze fechadas. Nesta caída responde Oxum, Iemanjá e Iami.

É o odu mais velho do oráculo, com exceção de Ofum, de quem foi gerado. Sua cor é o branco podendo por vezes aceitar também o azul turqueza. É o senhor do dia e de tudo que acontece durante ele, e também de tudo que é naturalmente branco. Controla as chuvas, os rios, os mares, as cabeças (humanas e dos animais).

Para descobrir qual é o seu Odu de Nascimento faça a seguinte cálculo através da sua data de nascimento. some= 1+5+1+0+1+9+8+5 =30= , reeduzindo o número, que é maior de 16, somamos 3+0= 3, então seu Odú é ETA-OGUNDÁ.

Depois de tanto tempo, o Odu também começou a nos guiar, quando nascemos somos geralmente protegidos pelo Odu de Ori e, logo, que começamos a nos desenvolver, o nosso Odu regente é instaurado em nós como o principal Odu para a nossa vida.

Irossum

Irossum (irosun) é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com quatro conchas abertas pela natureza e doze fechadas. Nesta caída responde Omolu, Iemanjá e Egum.

Etaogundá é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com três conchas abertas pela natureza e treze fechadas. Nesta caída responde Ogum. O consulente tem que ser acolhido imediatamente, pois precisa urgente de uma limpeza de corpo e um bori, devido ao risco de uma grande depressão.

Segundo a mitologia iorubá, Olodumaré, também conhecido como Olorum, é o deus supremo e inacessível.

Oxum

Oxum representa a deusa da beleza, orixá do amor, da fertilidade e da maternidade, responsável pela proteção dos fetos e das crianças recém-nascidas, adorada pelas mulheres que querem engravidar.

Na época do movimento 'Ele Não', estava deitada para o santo ('Deitar pro Santo' é um período de retiro dedicado ao Orixá, um período de melhoramento, renascimento e resguardo).

No plano individual, cada orixá feito (o que se chama de o santo da pessoa) pode ter diversos tipos de relação com outros orixás, com outras pessoas e mesmo com outras entidades não humanas. Um enredo entre dois orixás individuais, por exemplo, pode fazer com que os seus "filhos" sejam feitos no mesmo barco.

No Candomblé, os Erês têm normalmente nomes ligados ao dono da coroa do médium. Para os filhos de Obaluaê; Pipocão, Formigão, para os de Oxossi; Pingo Verde, Folinha Verde, para os de Oxum; Rosinha, para os de Yemanjá; Conchinha Dourada e por ai vai.

Características do Orixá:
Número: 9 (Odù òsá – ajuda). Evocação: "Oyá gbó èbè mi!" (Oyá, ouça meu clamor!).

Ocarã

Ocarã (em iorubá: okaran) é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com uma concha aberta pela natureza e quinze fechadas. Nesta caída responde Exu, indicando novidades, situação difícil, calúnia e conflitos.