Como calcular o número de espiras de um transformador?

Perguntado por: nborges8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

O número de espiras dos enrolamentos dos transformadores tem relação diretamente proporcional com a tensão em cada enrolamento. Ou seja: Número de espiras nos enrolamentos. Existe ainda a fórmula que relaciona a corrente elétrica em cada enrolamento com a tensão e o número de espiras de cada enrolamento.

Potência Homologada: A fórmula para encontrar a potência do transformador necessário em KVA é: PT= (PI*FD*PAC)/FP. Considerando, por exemplo, uma fábrica com 500 Kw de potência instalada, temos o seguinte cálculo: PT =(500*0,8*1,3)/0,92. Portanto o transformador precisaria ser de, no mínimo, 565 KVA.

29. Um transformador de 220/110 V, 600 VA, tem no primário 500 espiras.

Uma espira é um tipo de circuito elétrico que possui diversas funções voltadas, principalmente, à produção de campo magnético, eletricidade e energia mecânica. É componente dos geradores de energia elétrica, assim como dos motores elétricos, dos transformadores, indutores e de vários outros dispositivos.

A relação entre o número de espiras de cada enrolamento indica se há aumento ou redução na intensidade da corrente e da tensão elétrica.

O valor a qual a tensão será após sair do transformador está diretamente ligado ao número de espiras que cada bobina possui. No caso de um transformador elevador de tensão o número de espiras da segunda bobina é maior do que o número de espiras da primeira bobina.

Na hora da compra, atente-se que a potência (Watts) do seu transformador precisa ser ao menos 30% maior que a potência do aparelho em que será ligado. No caso da ligação de mais de um aparelho no transformador, faça a soma das potências dos equipamentos, para respeitar esse limite.

- 1.500VA - Suporta até 1.050W;
- 5.000VA - Suporta até 3.500W; - 7.000VA - Suporta até 4.900W; - 10.000VA - Suporta até 7.000W.

Kva: unidade de medida do gerador
Cada kVA é uma medida equivalente a 1000 voltamperes (1 kVA = 1000 VA). Essa potência é considerada teórica, pois é a soma vetorial entre a potência ativa do sistema (ou o Watts) e a potência reativa do sistema (ou o Var).

Alguns fabricantes costumam adotar um código de cores para os fios: o preto é usado para o final de enrolamento do primário enquanto que o vermelho e o marrom são usados para identificar a outra extremidade que pode ser de 110V ou 220V.

Hoje existem quatro tipos de transformadores elétricos no mercado e falaremos um pouco sobre cada um a seguir.

  • Transformador de corrente elétrica. ...
  • Transformador de potência. ...
  • Transformadores de distribuição. ...
  • Transformadores de força.

Quanto mais espiras a bobina tiver, mais difícil será aproximar o ímã (ou a bobina), ou seja, "custará" mais trabalho, devido ao campo magnético produzido pela própria corrente na bobina. As equações para a indução eletromagnética foram desenvolvidas posteriormente.

O número de espiras por unidade de comprimento é dado pelo quociente N/L, se falarmos que n = N/L, temos que: B = m0ni. Para sabermos o sentido do campo magnético de um solenóide utiliza-se a regra da mão direita, cujo polegar fica sobre a corrente elétrica e os dedos mostram o sentido do campo.

A diferença entre o número de espiras em cada um dos lados da barra de ferro faz com que a intensidade da corrente elétrica induzida seja diferente nas duas bobinas, no entanto, a potência elétrica em cada uma delas é a mesma, desse modo, aumentando-se a corrente elétrica, surge uma queda de potencial e vice-versa.

II - Quanto maior o número de espiras, maior será a voltagem gerada no transformador, apesar da potência nos dois enrolamentos ser igual. III - Como a potência nos enrolamentos é a mesma, o lado de maior tensão tem a menor corrente.

No primeiro caso, a tensão elétrica de saída, no enrolamento secundário, é maior que a tensão de entrada, aplicada sobre o enrolamento primário. Para que isso aconteça, é necessário que o enrolamento secundário tenha um maior número de espiras.

(UFRS) Num transformador, a razão entre o número de espiras no primário (N1) e o número de espiras no secundário (N2) é N1/N2 = 10. Aplicando-se uma diferença de potencial alternada V1 no primário, a diferença de potencial induzida no secundário é V2.

Se um transformador abaixa uma tensão elétrica, ele automaticamente aumenta a intensidade da corrente elétrica de saída e vice-versa, mantendo sempre constante a potência transmitida, dada pelo produto da corrente pela tensão.

2.100 watts

Auto transformador 3000va Suporta até 2.100 watts - MM Eletrônica.

Lembre-se que, por exemplo, um NoBreak com indicação de 1000VA terá a capacidade de fornecer 650Watts em equipamento com fator de potência de 0,65; por enquanto que terá a capacidade de fornecer apenas 300Watts em equipamento com fator de potência de 0,3 .

Informação adicional

Potência75KVA
Opções de Classe de Tensão Primaria15KV, 25KV e 36,2KV;
Opções de Tensão Secundaria220/127V, 380/220V e 440/254V;