Como calcular o MTTR e MTBF?

Perguntado por: areal . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Assim, temos a fórmula:

  1. MTBF = (TD-TM)/P.
  2. Este valor deve ser o mais baixo possível e pode ou não estar relacionado com o MTBF, pois utiliza de duas variáveis para ser calculado, o TM e o P.
  3. MTTR = TM/P.

Como se calcula o Tempo Médio até ao Falhanço (MTTF)?
Calcular o tempo médio até à falha (tempo médio até à falha) dividindo o número total de horas de operações pelo número total de máquinas em uso.

Isso quer dizer que seu MTBF é de 6 horas e o seu MTTR é de 30 minutos. Logo, pode-se afirmar que o ideal é que o MTBF seja o maior possível, enquanto o MTTR seja o menor. Assim, quanto maior o tempo entre uma falha e outra melhor será a produtividade da sua empresa.

Algumas das métricas mais comuns monitoradas no setor são MTBF (tempo médio antes da falha), MTTR (tempo médio para recuperação, para reparos, de resposta ou para a resolução), MTTF (tempo médio sem falhas) e MTTA (tempo médio para confirmação) — uma série de métricas concebidas para ajudar as equipes de tecnologia a ...

Para calcular o valor do tempo médio entre as falhas de seus ativos, você deve indicar o tempo total de funcionamento do equipamento ou máquina em um período e dividir pelo número de falhas ocorridas nesse mesmo período.

O cálculo também deve ser feito sobre um determinado período, com a fórmula: Tempo total gasto com reparos / (dividido pelo) número total de ações de reparos.

Cálculo da eficiência
Para chegar a um resultado, você deve dividir a produção por tempo pelo tempo produtivo. Veja um exemplo para ficar mais claro: Digamos que o resultado da produção por tempo de uma empresa seja 100 unidades/hora. Este número deve ser multiplicado por 8 horas por dia (tempo produtivo).

Principais indicadores de manutenção

  • MTBF (Mean Time Between Failures) MTBF é o tempo médio entre falhas. ...
  • MTTR (Mean Time To Repair) ...
  • A – Availability ou Disponibilidade de ativo. ...
  • Backlog. ...
  • Confiabilidade de ativo. ...
  • MPd – Cumprimento dos planos de manutenção preditiva. ...
  • MP – Cumprimento dos planos de manutenção preventiva.

Escritos, os dois acrônimos são lidos da seguinte forma: Tempo médio até a falha (MTTF), ou seja, o componente / instrumento será substituído, após uma falha. Tempo médio entre falhas (MTBF), tempo médio entre (duas) falhas, ou seja, o componente / instrumento será reparado, após uma falha.

Diversas peças de computador ou componentes em geral possuem uma sigla conhecida como MTBF (Tempo Médio Entre Falhas, na sigla em inglês), que é um valor feito para que o consumidor ou empresa possa ter uma estimativa de sua confiabilidade.

Como o próprio nome indica, ele visa calcular o tempo ideal para fazer os reparos necessários em determinado equipamento. Na prática, esse indicador representa o tempo médio que a empresa leva para fazer a manutenção em máquinas passíveis de reparos, danos e interrupções em seu funcionamento.

Para esse indicador, deve-se levantar o total de Homem Hora empregado na manutenção e estratificar (através das ordens de serviço) por tipo de manutenção. Para cálculo desse indicador, estratifica-se por tipo de manutenção e divide-se cada tipo pelo HH total.

Uma das métricas mais importantes e mais fáceis de calcular é o ticket médio. Basta dividir o valor total das vendas pelo número de vendas realizadas. O cálculo ajuda a identificar qual o valor médio gasto pelos clientes em cada compra.

O MTBF e o MTTR são indicadores utilizados pela indústria há décadas e cumprem de forma bastante eficiente o papel de levantar dados para a tomada de decisões. Eles podem ajudar a empresa a entender seus processos de manutenção, saber que ajustes fazer e quais ativos são os próximos a precisar de reparos.

Para encontrar o tempo, divide-se a distância percorrida pela taxa. Por exemplo, se o Carlos está a andar de carro a 45 km/h e percorre um total de 225 km, então ele este a conduzir durante 225/45 = 5 horas.