Como calcular o momento de inércia de um triângulo?

Perguntado por: icarvalho7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Como calcular momento de inércia do triângulo? Considerando todos esses elementos de cálculo, temos a seguinte fórmula do centróide do triângulo: X = 0, Y = h/3, A = b * h /2. O resultado dessa fórmula é fundamental para calcular o momento de inércia do triângulo.

O momento de inércia polar de uma curva, denotado por Io, pode ser calculado em função dos momentos de inércia da curva em relação aos eixos OX e OY, respectivamente denotados por Ixx e Iyy, através de Io=Ixx+Iyy.

Como calcular o momento estático ou primeiro da área das seções da viga? O momento estático ou primeiro da área (Q) simplesmente mede a distribuição da área de uma seção de viga em relação a um eixo. É calculado pela soma de todas as áreas, multiplicado por sua distância de um determinado eixo (Área por Distância).

O momento de inércia, cujo símbolo é I, para um objeto em rotação em torno de um eixo, consiste na soma (ou integral) do produto da massa de todos os pontos pelo quadrado da respetiva distância ao eixo de rotação. Em mecânica, é o equivalente da massa de um corpo em movimento de translação.

Cálculo por subtração. O momento de inércia I da superfície é a diferença entre os momentos de inércia I1 do quadrado amarelo de lado b e o momento de inércia I2 do quadrado branco de lado b – a. I = I1 – I2 . Relação entre o momento de inércia polar e os momentos de inércia axiais em relação à dois eixos ortogonais.

Para atingir a inércia, ao invés de utilizar os freios, o ideal é parar de acelerar alguns metros antes, assim você aproveitará o impulso do movimento e desacelerará aos poucos sem exercer força sobre o veículo.

Quanto maior for o momento de inércia de um corpo, maior será a dificuldade de fazê-lo girar ou alterar a sua rotação, ou seja, maior será a resistência do corpo de alterar sua velocidade angular.

O momento angular (L) é uma grandeza vetorial associada à velocidade angular do corpo em rotação e à “inércia de rotação”. A inércia de rotação ou momento de inércia (I) é uma grandeza escalar que depende de como a massa circulante ou em rotação está distribuída pelo corpo.

Momento de Inércia de Massa Resistência oposta por um corpo em rotação a uma mudança em sua velocidade de giro. Às vezes, recebe a denominação de inércia rotacional. O momento de inércia desempenha na rotação um papel equivalente ao da massa no movimento linear.

Diferentemente da massa inercial (que é um escalar), o momento de inércia ou Tensor de Inércia também depende da distribuição da massa em torno de um eixo de rotação escolhido arbitrariamente.

Torque, ou momento de uma força, é a tendência que uma força tem de rotacionar um corpo sobre o qual ela é aplicada. O torque é um vetor perpendicular ao plano formado pelos vetores força e raio de rotação. O vetor torque pode ser calculado por meio do produto vetorial entre força e distância.

O Momento Fletor nada mais é do que a soma dos momentos relativos a seção , contidos no eixo de uma peça, gerados por cargas aplicadas transversalmente ao eixo longitudinal.

Ao cortar a viga para fazer o calculo do momento fletor, neste ponto de corte surgem as forçar internas, Força Normal (N), Força de Cisalhamento (V) e Momento Fletor (M). Ao cortar a viga a mesma se separa em duas partes, aplicando a somatória de momentos em ambas as partes obterá o mesmo resultado.

O momento de inércia de área da seção transversal de uma viga, em relação a um eixo que passe pelo seu centro de gravidade, mede a sua rigidez, ou seja a sua resistência à flexão em relação a esse eixo.

O teorema afirma que: Ip = Icm + m. ; onde: D = distância entre o eixo de rotação paralelo ao centro de massa ao eixo de rotação que passa pelo centro de massa.

O retângulo é um polígono com quatro lados e cujos ângulos são retos. Essa forma geométrica é bastante comum no cotidiano, como planta baixa de residências, faces de caixas, portas, entre outros objetos que têm essa forma.

A inércia é uma grandeza presente no dia a dia das pessoas mesmo que elas não percebam. Um exemplo disso é quando um carro freia bruscamente e os corpos dentro dele são lançados para frente. Isso ocorre porque o corpo humano tende a ficar inerte enquanto o veículo está em movimento retilíneo.

A inércia é a tendência natural de um objeto em resistir a alterações em seu estado original de repouso ou movimento. Em outras palavras, um objeto parado sempre tende a permanecer parado, e um corpo em movimento tende a manter o movimento.

1ª Lei de Newton – Princípio da Inércia
Isto significa que um objeto em repouso ou movimento retilíneo uniforme tende a permanecer nesse estado se a força resultante sobre ele é nula.

Propriedade de Simetria: Se uma figura tem ao menos um eixo de simetria, por exemplo y, então o produto de inércia é nulo.

Cálculo de IX: IX = IX1 + [IXG2 + A2.