Como calcular o momento de inércia de um cilindro?

Perguntado por: iporto . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

Como calcular momento de inércia do cilindro? Em um cilindro uniforme, o momento de inércia é calculado partindo de seu eixo central, ou seja, o eixo que passa por dentro do cilindro. Para calcular esse momento de inércia é necessário aplicar a seguinte fórmula: I = 1/2 m R².

Se toda a massa desse corpo está a uma mesma distância "r" do centro do movimento circular, então o momento de inércia é I = mr².

O módulo do momento (M) é definido como sendo o produto do módulo da força (F) pela distância (d) entre a linha de ação da força e o eixo.

O momento de inércia, cujo símbolo é I, para um objeto em rotação em torno de um eixo, consiste na soma (ou integral) do produto da massa de todos os pontos pelo quadrado da respetiva distância ao eixo de rotação. Em mecânica, é o equivalente da massa de um corpo em movimento de translação.

Para atingir a inércia, ao invés de utilizar os freios, o ideal é parar de acelerar alguns metros antes, assim você aproveitará o impulso do movimento e desacelerará aos poucos sem exercer força sobre o veículo.

Em mecânica, o momento de inércia, ou momento de inércia de massa, expressa o grau de dificuldade em se alterar o estado de movimento de um corpo em rotação. Geralmente a unidade de medida é Kg. m2 (quilograma vezes metro ao quadrado).

Quanto maior for o momento de inércia de um corpo, maior será a dificuldade de fazê-lo girar ou alterar a sua rotação, ou seja, maior será a resistência do corpo de alterar sua velocidade angular.

Em mecânica, o momento de inércia, ou momento de inércia de massa, expressa o grau de dificuldade em se alterar o estado de movimento de um corpo em rotação.

Todo corpo persiste em seu estado de repouso, ou movimento retilíneo uniforme, a menos que seja compilado a modificar esse estado pela ação de forças impressas sobre ele.” Isto significa que um objeto em repouso ou movimento retilíneo uniforme tende a permanecer nesse estado se a força resultante sobre ele é nula.

A palavra inércia no sentido figurado corresponde à capacidade de alguém ou algo manter-se na mesma situação, como no exemplo: "Depois da separação, ele entrou em estado de inércia.

Ao puxar bruscamente a toalha que cobre uma mesa, os objetos que estão em cima, por inércia, ficam no mesmo lugar. O uso do cinto de segurança baseia-se no princípio da inércia. Os passageiros de um veículo, ao colidir com um outro veículo ou numa freada mais brusca, têm a tendência de continuar em movimento.

A unidade SI para o momento é newton vezes metro (Nm).

Torque, ou momento de uma força, é a tendência que uma força tem de rotacionar um corpo sobre o qual ela é aplicada. O torque é um vetor perpendicular ao plano formado pelos vetores força e raio de rotação. O vetor torque pode ser calculado por meio do produto vetorial entre força e distância.

Como o período pode ser obtido pela divisão do tempo decorrido pelo número de ciclos completados nesse tempo, e a frequência pode ser obtida pela divisão do número de ciclos completados pelo tempo necessário para completar esses ciclos, então, o período nada mais é que o inverso da frequência, e vice-versa.

Propriedade de Simetria: Se uma figura tem ao menos um eixo de simetria, por exemplo y, então o produto de inércia é nulo.

1ª Lei de Newton
A Primeira Lei de Newton é chamada de Lei da Inércia. Seu enunciado original encontra-se traduzido abaixo: “Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.”

Mas afinal, quais são as Três Leis de Newton? Princípio da Inércia ou Primeira Lei de Newton; A Força ou Segunda Lei de Newton; Princípio da Ação e Reação ou Terceira Lei de Newton.