Como calcular o metro cúbico de tábuas?

Perguntado por: ogarcia . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Para calcular o Volume Sólido (Vs) é só multiplicar o comprimento da pilha (CTP) pela altura média (AMP) pela largura (CMT).

Cálculo de volume de madeira

BalancinsEsteio
1 m³ de árvore nativa rende...9001,7

Para calcular o metro cúbico em espaços quadrados ou retangulares, a técnica é bem simples e basta multiplicar altura x comprimento x largura.

Como estabelecido internacionalmente, cada metro cúbico equivale ao volume de um cubo que possui arestas de 1 metro. Esse volume, por sua vez, corresponde a 1000 litros (L) – ou seja, 1 m^3 equivale a 1000 L.

Para calcular a medida de superfície, multiplique a largura da tábua em polegadas pelo comprimento da tábua em pés e divida o resultado do mesmo por 12, arredondando para cima ou para baixo para o número inteiro mais próximo.

No metro estéreo, que listamos anteriormente, para fazer o cálculo você precisa separar três informações: o comprimento, a largura e a espessura. Depois de obtidas estas medidas, deve-se dividir todas por 1.000 (mil) e multiplicar o resultado das 3 informações, obtendo o valor em metros cúbicos.

Tamanho da tábua
O comprimento também varia bastante, sendo possível encontrar opções de tábua de madeira 2 metros, tábua de madeira 4 metros e até mesmo tábuas de 50 metros, uma tábua de madeira grande. Quanto aos formatos, as opções mais comuns são a tábua redonda e a tábua retangular.

TÁBUA, 30 CM, BRUTA, COM 4,50 METROS.

O metro cúbico (m³) é a unidade básica no sistema internacional, e significa a contagem da madeira empilhada nos mesmos moldes (1 m de largura x 1 m de comprimento x 1 m de altura) sem espaços vazios, onde as peças (tábuas, dormentes, vigas, etc) se encaixam com perfeição.

M³ = Metro Cúbico
Madeira empilhada tendo a pilha um metro de comprimento, por um metro de largura e com um metro de altura. Nesta condição não existem espaços vazios entre as toras empilhadas. Seria como se tivéssemos peças de madeira aparelhadas que se apoiam perfeitamente umas às outras.

correspondem a 48 peças de madeira.

O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C).

Formatos quadrados e retangulares
Enfim, multiplique o comprimento pela largura, o que vai gerar o valor da área bidimensional da base, que deve ser multiplicado pela altura, o que vai proporcionar a medida cúbica, que é tridimensional.

O metro cúbico normal (Nm3) e o metro cúbico (m3), como os nomes deixam claro, não representam a mesma unidade. O m3 representa o volume ocupado pela matéria em pressão e temperatura prevalecentes. No entanto, o volume das matérias líquidas e gasosas pode mudar. Logo, não é possível precisar um valor específico de m3.

V = (D x 0,75)2 x L , onde V é volume da tora , D a medida do diâmetro médio menos 25% de desta medida e L a medida do comprimento da tora.

Tábua Mista (Cedrão)
Tamanho(s): Largura – 5 cm, 7 cm, 10 cm, 15 cm, 20 cm, 25 cm, 30 cm. Comprimento – 2,00 m, 2,50 m, 3,00 m, 3,50 m, 4,00 m, 4,50 m, 5,00 m, 5,50 m, 6,00 m, 6,50 m. Observações: Consulte-nos outras medidas.

Belém teve o maior preço médio (R$ 433/m³) enquanto Costa Marques (Rondônia) e Apuí (Amazonas) tiveram o menor preço médio no período (R$ 151/m³).