Como calcular o gradiente alvéolo arterial?

Perguntado por: imuniz . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

O cálculo da diferença alvéolo-arterial de oxigênio envolve o cálculo da pressão parcial do oxigênio alveolar, através da seguinte fórmula: PAO2 = PIO2 – PACO2/R.

Gradiente de pressão
Durante a respiração normal com pressão negativa, a pressão alveolar é menor que a pressão atmosférica. Isso é conseguido contraindo os músculos da inspiração, o que aumenta o volume dos alvéolos, diminuindo a pressão alveolar de acordo com a lei de Boyle.

O ideal é tentarmos uma FiO2 a mais baixa possível, mas que seja suficiente para manter uma saturação entre 93 a 97% (exceção aos pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica, que não podem ter uma saturação excessivamente elevada pelo risco de carbonarcose).

Para acidose metabólica: A resposta compensatória deve ser uma hiperventilação a fim de reduzir o CO2 (observe a equação). Para avaliarmos essa resposta compensatória, calculamos o valor da pCO2 através da fórmula de Winter: pCO2 esperada = 1,5 x [HCO3] + 8 ± 2.

A relação PaO2/FiO2 é uma medida de oxigenação usada para classificar a SDRA em leve, moderada, ou grave. Ainda que seja fácil de calcular, ela é imperfeita devido à sua variabilidade com diferentes valores de PEEP e volumes.

O gradiente de pressão é a maior taxa de variação da pressão com a distância. Isóbaras mais próximas indicam gradientes de pressão mais fortes.

As medidas de mecânica pulmonar foram obtidas a partir dos seguintes cálculos: complacência dinâmica Cdin = VC / PPI - PEEP; complacência estática Cest = VC / Pplato - PEEP, resistência das vias aéreas Raw = PPI - Pplato / fluxo inspiratório.

O valor normal é de 0,2.

O FIO2 é a fração de oxigênio inspirado ou, simplesmente, a percentagem de oxigênio em uma mistura gasosa. Por exemplo, ar atmosférico possui FIO2 de 21%. Se um paciente necessita de ventilação mecânica, o FIO2 está normalmente entre 30% e 40%.

Pa- cientes ventilados mecanicamente recebem FiO2 maior do que a do ar ambiente (21%), o que é chamado de oxigenoterapia, e essa FiO2 ofertada pode ser corrigi- da pela fórmula FiO2 corrigida=(FiO2 ofertada x PaO2 ideal)/PaO2 encontrada(8).

A PEEP a ser escolhida deve ser aquela na qual encontramos a maior complacência pulmonar, supostamente pela melhor relação entre minimizar a atelectasia e evitar sobredistensão.

Após coletar cerca de 1 – 2mL de sangue, retire a seringa e coloque gaze estéril sobre a região e solicite que alguém faça compressão do local por 5 minutos, de modo que você possa destinar a amostra ao laboratório de forma rápida.

Os parâmetros principais observados no exame de gasometria são: SatO2 (Saturação de oxigênio); pCO2 (Pressão parcial do gás carbônico); HCO3 (Bicarbonato de sódio);

Se a pCO2 estiver acima de 45 mmHg, existe retenção de CO2 no organismo, puxando o pH para baixo, nos mostrando a acidose respiratória.

São resultados de uma gasometria arterial: pH = 7,32; PaCO2 = 50 mmHg; HCO3 = 33mEq/mL.... Acidose metabólica.

Além disso o ETCO2 fornece com determinada precisão um outro valor não menos importante, representado pela sigla PaCO2, que é a pressão parcial do gás carbônico, umas vez que o carbono presente nos alvéolos e nos capilares estão em equilíbrio.

A SDRA pode ser dividida em leve, moderada e grave, definida pela relação PaO2/FiO2 menor que 300, menor que 200 e menor que 100, respectivamente. As três de início súbito e com opacidades bilaterais visualidas nos exames de imagens.

A Gradiente é uma empresa brasileira de equipamentos eletrônicos, fundada em 1964, em São Paulo. Nos anos 70, a companhia teve um crescimento econômico relevante, implantando a sua primeira fábrica na Zona Franca de Manaus (Amazônia) em 1972, e abrindo seu capital em 1974.

Gradientes CSS podem ser de dois tipos: gradientes lineares e gradientes radiais.