Como calcular o giro de vendas?

Perguntado por: igil . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

O giro de estoque é igual ao total de vendas dividido pelo volume médio de estoque. Por exemplo, se o volume médio mensal no estoque de um supermercado é de 3 mil garrafas de água, e são vendidas 12 mil delas por ano, o giro de estoque é 4, o que significa que o estoque foi completamente renovado 4 vezes.

A Taxa de Ocupação é calculada da seguinte forma: a metragem total da área coberta que será construída dividida pela metragem total do terreno. Como resultado, restará o valor que será o percentual de TO máxima para construir a edificação.

Cálculo do giro de estoque

  1. GIRO DE ESTOQUE = TOTAL DE VENDAS / VOLUME MÉDIO DE ESTOQUE. Imagine que uma empresa tenha 200 camisetas no seu estoque, em média. ...
  2. GIRO DE ESTOQUE = 2000 / 200. Com poucos produtos este cálculo é mais simples de ser feito. ...
  3. GIRO DE ESTOQUE = R$ 230.000,00 / R$ 20.000,00.

O capital de giro nada mais é do que a diferença entre os recursos disponíveis em caixa e a soma das despesas e contas a pagar. Este é o dinheiro necessário para manter a empresa funcionando no intervalo de tempo entre o investimento, como as compras feitas com os fornecedores, e o retorno do lucro para seu caixa.

Para calcular o giro de estoque usando o Excel é bastante simples, porém algumas informações precisam ser conhecidas para que o cálculo funcione da melhor maneira. Para calcular giro de estoque, utilizamos a seguinte fórmula: Giro de Estoque = Total das vendas / Volume (médio) do estoque.

O capital de giro é a diferença entre os recursos disponíveis em caixa e a soma das despesas e contas a pagar. Tudo começa com um bom planejamento, detalhando os gastos a curto e a longo prazo e as possíveis entradas de dinheiro.

Uma volta completa corresponde a 360 graus. Então, meia volta corresponde a quantos graus? Em 2/4 de hora, temos 30 minutos.

O ideal é que o giro de estoque esteja sempre acima de 1. Isso porque números abaixo de 1 indicam que há produtos que não foram renovados no período analisado.

O giro do ativo é um parâmetro contábil que liga o total das vendas produzidas com o ativo da empresa com a sua receita líquida. Como o nome sugere, é ele quem mostra quantas vezes o ativo da companhia girou no período analisado.

O giro de estoque é a quantidade vendida, em determinado período, do estoque mantido pela empresa. Exemplo 1: o estoque médio de uma torrefadora de café é de 400 sacas. Se a empresa vende 3600 sacas ao ano, o giro de estoque dessa empresa corresponde à divisão de 3600 por 400, ou seja, 9 giros ao ano.

Por exemplo, digamos que você tinha 200 clientes no início do trimestre e, até o final do trimestre, você tem 150. Isso significa que você perdeu 50 clientes durante esse período, então você dividirá 50 por 200, e sua taxa de rotatividade de clientes será de 25%.

Aqui, o objetivo é entender se há ou não a necessidade de buscar por investimento de terceiros, como empréstimos. A fórmula para calcular o Capital de Giro Próprio é a seguinte: CGP = PL - (AP + ARLP)

Capital de giro é o conjunto de valores necessários para a empresa fazer seus negócios acontecerem. Em geral de 50 a 60% do total dos ativos de uma empresa representam a fatia correspondente a este capital.

Fórmula do GC
Assim, é importante compreender que o ciclo financeiro representa o prazo médio, em dias, que os recursos de um negócio levam para se tornarem dinheiro. Para se chegar a este valor, é utilizado a seguinte fórmula: CCC = DIO + DSO – DPO.

Por exemplo, caso se queira saber a média do estoque mensal, basta somar a posição final do estoque de janeiro a dezembro e dividir a soma por 12. Esse cálculo é importante para que as empresas tenham um correto monitoramento de estoque, de modo a poder cumprir com as demandas exigidas.