Como calcular o fator de segurança?

Perguntado por: rmoreira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

O Fator de Segurança é resultante da divisão da resistência disponível (capacidade de carga do solo reforçado – pr) pela solicitação (carregamento aplicado – p).

O que é fator de segurança? O fator de segurança de uma cinta de elevação é o que garante que, durante a movimentação de uma carga, a cinta não seja rompida devido a esforços dinâmicos que podem incidir sobre ela. Como exemplos desses esforços, podemos citar a própria gravidade, o vento e até mesmo possíveis esbarrões.

Podemos considerar o Coeficiente ou Fator de Segurança como uma reserva estratégica para prevenir incertezas quanto às propriedades dos materiais, esforços aplicados, variações principalmente entre a estática e a dinâmica.

A cinta de elevação com fator de segurança 7:1, como o próprio nome sugere, suporta 7 vezes a capacidade descrita na cinta. Ou seja, se a capacidade de elevação é de 1.000 kg, isso significa que a cinta só deve se romper se estiver suportando 7.000 kg.

Exemplificando com o fator 5:1 (cinco por um). Significa que um cabo de aço só rompe com 5 x o valor de sua carga de trabalho.

A estabilidade de taludes pode ser comparada através de condições diferentes de equilíbrio limite, para isso é definido o fator de segurança como a relação entre a resultante das forças solicitantes e resistentes ao escorregamento (GUIDICINI e NIEBLE, 1983).

Outro questionamento que poderia ser feito era de qual seria a espessura ideal desse talude infinito a fim de se considerar a segurança do mesmo, ou seja, FS=1,5. Ou seja, chegamos à conclusão que para que possamos atestar a segurança desse talude infinito, a espessura de maciço de solo deveria ser de apenas 1,19m!

Como sempre, a tensão admissível é calculada dividindo a tensão de falha (nesse caso, a tensão de ruptura ) pelo fator de segurança . Podemos definir e aplicar a condição para as duas hastes de forma genérica.

A norma técnica ABNT NBR 15637 regulamenta os critérios para as cintas de elevação de cargas e estabelece a obrigatoriedade da identificação da capacidade de carga a partir na etiqueta do produto.

NR 11: Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais. O transporte de cargas, armazenamento e manuseio de materiais está presente no dia a dia de diversos trabalhadores.

O fator de segurança existe para garantir que a cinta irá suportar os esforços dinâmicos que ocorrem durante a movimentação de carga; estes sim, serão sempre maiores do que a carga nominal, caso contrário não haveria sequer a movimentação: o material ficaria estático!

Aumentar o coeficiente de segurança para resolver uma incerteza de projeto pode trazer consequências indesejáveis como aumento de custo, de peso com adição de esforços em outras áreas que podem inviabilizar o projeto. Pensem num exemplo da aviação onde é determinante do sucesso do projeto e ate segurança do mesmo.

É calculada dividindo a força de ruptura pela área da secção do corpo de prova. As unidades expressas são a MPa, Kgf / cm2 ou Psi ( libras por polegada quadrada ).

CINTA DE POLIÉSTER – AMARRAÇÃO DE CARGAS, FATOR DE SEGURANÇA 2:1 – CATRACA FIXA. Cintas de Poliéster utilizadas com catraca fixa promovem uma fixação completa da carga nas carrocerias de caminhões. São indicadas para amarração de cargas em geral.

A tensão admissível consiste no valor-limite da tensão a que um determinado órgão num certo material está sujeito e que servirá para o dimensionamento das suas secções resistentes.

Para dimensionarmos qual deve ser o diâmetro do cabo de aço para transportar uma determinada carga, devemos sempre utilizar o fator de segurança da tabela (aplicações x fator de segurança) em função do seu tipo de serviço.

Para calcular a área necessária precisamos dividir o peso total obtido em na Força “F” em (1) pela capacidade de rolamento do solo, com este valor você vai obter a área necessária em relação a a capacidade de rolamento do solo.

Como verificar a estabilidade dos taludes com o Método de...

  1. Dividir o talude em fatias de base com material único.
  2. As tensões da base são geradas pelo peso da fatia.
  3. calcula-se o equilíbrio do conjunto pela equação de equilíbrio em relação ao centro do círculo.

Para o dimensionamento do talude, será necessária a verificação da estabilidade externa e deverá ser feito o dimensionamento interno do talude, ou seja, serão realizados cálculos em relação às dimensões das armaduras.

ABNT NBR 11682 – Estabilidade de encostas; Esta Norma prescreve os requisitos exigíveis para o estudo e controle da estabilidade de encostas e de taludes resultantes de cortes e aterros realizados em encostas.