Como calcular o fator de frequência?

Perguntado por: mramos4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

A equação de Arrhenius é k = Ae^(-Ea/RT), em que A é a frequência ou fator pré-exponencial e e^(-Ea/RT) representa a fração de colisões com energia suficiente para superar a barreira de ativação (ou seja, têm energia maior ou igual à energia de ativação Ea) à temperatura T.

O fator estérico “p”, também chamado “fator de probabilidade”, é a fração de colisões nas quais as moléculas estão favoravelmente orientadas à reação (estes fatores estéricos podem ser determinados experimentalmente e “p” é um número entre zero e um, sendo que para a grande maioria das reações assume um valor muito ...

- Se for em relação a um determinado reagente, a ordem será igual ao expoente da sua concentração na expressão da lei da velocidade; - Se for a ordem global da reação, ela será obtida por meio da soma dos expoentes na equação da lei da velocidade, também conhecida como lei de ação das massas ou lei de Guldberg-Waage.

A equação da velocidade será: v = k [A] [A] ou v = k [A]2.

Alguns fatores que podem influenciar a velocidade de uma reação são: a temperatura, a pressão, a concentração, a superfície de contato e por fim, o catalisador e o inibidor.

Também conhecida como Lei de Guldberg-Waage, diz que: a velocidade de uma reação é diretamente proporcional às concentrações molares dos reagentes elevadas aos seus respectivos coeficientes obtidos na equação química correspondente.

Quando colocamos duas substâncias em contato, suas partículas começam a colidir umas com as outras. Nem todas as colisões são eficazes, isto é, nem todas dão origem a novos produtos. No entanto, as colisões que rompem as ligações formadas e formam novas ligações, são denominadas colisões eficazes ou efetivas.

Em uma reação, o complexo ativado possui mais energia que os reagentes ou os produtos. Energia de ativação de uma reação é a energia mínima necessária para que a reação ocorra.

Energia de ativação é a energia mínima para que uma reação química possa ocorrer, ou seja, é um dos fatores determinantes para a ocorrência de uma reação, juntamente com o contato e a colisão favorável entre as moléculas dos reagentes.

A lei da velocidade diz que a taxa de desenvolvimento das reações é diretamente proporcional ao produto da constante da reação pelas concentrações dos reagentes.

k é chamada de constante de velocidade. k não depende da concentração, mas é dependente da temperatura. dizemos que a reação é de ordem m em relação ao reagente 1 e n em relação ao reagente 2. A ordem global de reação é m+n+ …

Quanto maior a concentração dos reagentes, maior será a probabilidade de haver colisões efetivas entre suas partículas e maior será a velocidade da reação.

A Equação de Arrhenius permite calcular a variação da constante de velocidade de uma reação química com a temperatura. É uma equação bastante utilizada na cinética química, onde é utilizada também para a determinação da energia de ativação de reações.

O valor da energia de ativação é calculado pela equação Eat = Hc.a. – HR. Então o valor de Eat é 20 kcal/mol. Como a energia dos reagentes é maior que a energia dos produtos, a reação é exotérmica.

das reações químicas
= energia de ativação (J/mol).

E=mc²: Einstein e a equivalência entre matéria e energia - UOL Educação.

Exemplos de reações rápidas e lentas
Podemos citar como reações rápidas: a queima do gás de cozinha; a explosão da pólvora nos fogos de artifício.