Como calcular o exigível total?

Perguntado por: rpereira . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

CE = (PC ÷ PET) x 100

  1. CE é a Composição do Endividamento.
  2. PC é o Passivo Circulante, ou seja, a dívida de curto prazo.
  3. PET é o Passivo Exigível Total, ou seja, a dívida total, composta pela soma de Passivo Circulante e Passivo Não Circulante.

Exemplos de Passivo Exigível

  • Contas, como luz, água e internet;
  • Empréstimos e financiamentos;
  • Litígios já ocorridos, como processos trabalhistas, judiciais e fiscais;
  • Riscos e contingências;
  • Pagamento de fornecedores;
  • Pagamento de impostos;
  • Salário de funcionários.

olá, o exigível a longo prazo compõe as obrigações da empresa que tem prazo p/pagto. superior a 12 meses, a contar da data do levantamento do último balanço patrimonial; o exigível a longo prazo faz parte do grupo "passivo não circulante".

PASSIVO (exigível): representa o conjunto de obrigações perante terceiros. PATRIMÔNIO LÍQUIDO: é a diferença entre o valor do Ativo e do Passivo (exigível) de uma entidade em determinado momento, representa o registro do valor que os proprietários têm aplicado no negócio.

Significado de Exigível
adjetivo Que pode ser exigido. [Direito] Diz-se de obrigação que, vencida mas não prescrita, pode ser imediatamente reclamada em juízo.

Quando divide-se o Exigível Total pelo Patrimônio Líquido, calcula-se qual tipo de quociente? Quociente de participação de capitais de terceiros.

Passivo exigível a longo prazo são as dívidas de uma empresa que serão liquidadas após o final do exercício financeiro seguinte. Na maioria das instituições, considera-se o "exercício", um ano civil corrido. São exemplos os financiamentos, títulos a pagar, entre outros.

Com isso, é possível saber o nível de endividamento da empresa. Esse indicador é calculado por meio da seguinte fórmula: PCT = (Passivo Circulante + Exígivel de longo prazo) / (Passivo Circulante + Exigível a longo prazo + Patrimônio Líquido)

O passivo exigível representa todas as obrigações financeiras de uma empresa que serão devidamente liquidadas em um determinado período. Ele é encontrado no balanço patrimonial de uma organização.

Aquela em que o pagamento pode ser pleiteado em juízo.

Essa modalidade de passivo abrange todas as obrigações financeiras que a empresa tem com terceiros, como parceiros ou fornecedores. Ele é classificado como passivo exigível a longo prazo pois ele representa todas as dívidas que devem ser pagas pelo empreendedor, cumprindo determinado prazo.

Logo, a equação básica de todo balanço patrimonial é a seguinte: Ativo = Passivo + Patrimônio líquido.

Nesse sentido, o passivo circulante é o conjunto de obrigações e dívidas a curto prazo de uma empresa, chamado também de exigível a curto prazo. Portanto, todas as obrigações financeiras com prazo inferior a um ano, são consideradas passivo circulante.

A Liquidez Geral de uma empresa pode ser calculada a partir da seguinte fórmula: Liquidez Geral = (Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo) / (Passivo Circulante + Passivo Não Circulante)

Rubrica do balanço patrimonial das empresas que indica a conta do Patrimônio Líquido. Refere-se normalmente às ações, classificando-as como um título de crédito impróprio, e não-exigível.

Qual é o cálculo do indicador Passivos/Ativos? Para fazer o cálculo dos Passivos/Ativos é preciso analisar o balanço patrimonial de uma determinada organização, aplicando a seguinte fórmula: Passivos/Ativos = (Dívida de curto prazo + Dívida de longo prazo) / Total de ativos.

exigível | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Para fazer o cálculo do PL, basta subtrair seus valores ativos e valores passivos. Ou seja: Ativos (bens e direitos) – Passivos (obrigações) = Patrimônio Líquido da sua empresa.

Para calcular o patrimônio líquido basta somar os valores que a empresa tem em dinheiro e em bens (os ativos), e, diminuir desse montante os valores que a empresa tem de contas para pagar (os passivos). O resultado dessa conta (ativos – passivos) é o patrimônio líquido.

O indicador de Liquidez Geral (LG) mostra a capacidade financeira de um negócio no médio e no longo prazo. Por considerar um período acima de 12 meses, o índice não é muito utilizado no dia a dia da empresa.

O que é o passivo exigível? O passivo exigível é a conta que abrange as dívidas com terceiros que deverão ser quitadas dentro de um determinado período. Ele é facilmente encontrado no balanço patrimonial da empresa, com valor atualizado até a data de fechamento do negócio.