Como calcular o exagero vertical?

Perguntado por: lsalazar5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Esta relação entre a escala vertical e horizontal é que chamamos de exagero vertical. Podemos usar para a escala vertical um número de 5 a10 vezes maior que a escala horizontal, então se H = 50.000 e V = 10.000,o exagero vertical será igual a 5.

Perfil topográfico, é uma representação de um satélite gráfico nos planos cartesianos de um corte vertical do terreno segundo uma direcção de um corte previamente escolhido, de tal forma que seja possível representar intuitivamente, entre os topos, os desníveis de certos tipos de rocha e também a topografia do terreno ...

Alguns cuidados devem ser tomados na representação do perfil: - Iniciar e terminar com altitude exata. - Distinguir entre subida e descida quando existir duas curvas de igual valor. - Desenhar cuidadosamente o contorno dos picos, se achatados ou pontiagudos.

A escala vertical deve ser maior que a horizontal, caso contrário as variações do perfil serão quase imperceptíveis, a escala vertical sendo muito grande o relevo ficaria demasiadamente exagerado e assim descaracterizando-o. Esta relação entre a escala vertical e horizontal é que chamamos de exagero vertical.

Visualizar o perfil de elevação de um caminho

  1. Abra o Google Earth Pro.
  2. Trace um caminho ou abra um existente.
  3. Clique em Editar. Mostrar perfil de elevação.
  4. Um perfil de elevação é exibido na metade inferior do visualizador em 3D. Se a medição da sua elevação for "0", verifique se a camada de terreno está ativada.

Curvas de Nível (I)
A curva de nível de uma função z=f(x,y) é definida como sendo a projeção no plano xy da interseção do plano z=k com o gráfico de f e, portanto, sua equação é f(x,y)=c.

Para gerar as curvas de nível é necessário realizar a coleta das informações no terreno para gerar uma nuvem de pontos com coordenadas planialtimétricas, gerar um modelo digital do terreno (MDT) e por fim extrair as curvas de nível.

Para uma correta leitura das curvas de nível, é preciso considerar que todos os pontos situados em uma mesma linha estão localizados em uma mesma altitude, esta sempre representada de forma numérica.

Topógrafo

Topógrafo é o profissional responsável pela descrição dos terrenos seguindo os métodos da topografia.

O que faz um topógrafo
Ele faz uma análise minuciosa dos dados de campo, tais como altitude, latitude e longitude do terreno, além de mapeamentos de níveis, entre outras medições importantes em qualquer obra. Na maioria das vezes, o primeiro profissional a chegar na área de uma obra é o topógrafo.

Características das curvas de nível
A equidistância entre as curvas pode ser, de acordo com o caso, de 10, 20, 50 ou 100m. As curvas mostram tanto a altitude como o formato do relevo.

Eqüidistância é o espaçamento, ou seja, a distância vertical entre as curvas de nível. Essa eqüidistância varia de acordo com a escala da carta com o relevo e com a precisão do levantamento.

Enquanto a planimetria estuda e estabelece os procedimentos e métodos de medida de ângulos e distâncias no plano horizontal, a altimetria estuda e estabelece os procedimentos e métodos de medida de ângulos verticais e diferenças de nível (diferença de alturas) entre pontos do terreno.

perfil natural do terreno ou seja o pessoal o perfil nada mais é do que a representação de um corte do terreno e sua execução segue exatamente os mesmos procedimentos ou e procedimentos equivalentes ao corte de uma edificação.

O relevo de uma determinada área pode ser representa do das seguintes maneiras: curvas de nível, perfis topográficos, relevo sombreado, cores hipsométricas, etc. As cartas topográficas apresentam pontos de controle vertical e pontos de controle vertical e horizontal, cota comprovada e cota não comprovada, entre outros.

Um perfil do terreno, também conhecido como perfil topográfico, é a representação de um corte vertical em uma direção previamente escolhida, que possibilita a representação dos desníveis da superfície topográfica.

D = ( cota maior - cota menor ) / distância horizontal d% = ( DN/DH ) x 100.

Inclinação em porcentagem = (h/d) x 100
A partir dessa expressão, podemos conhecer os valores de cada termo. Uma rampa existente de 1 metro de altura com uma distância horizontal de 10 metros, terá uma inclinação de 10%.