Como calcular o dia útil?

Perguntado por: evarela9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Os dias úteis são aqueles considerados para a semana de trabalho. Tradicionalmente, são compostos por segunda, terça, quarta, quinta e sexta. No entanto, algum feriado que caia nessas datas o exclui da contagem. Por isso, os dias úteis são aqueles em que o trabalho não está suspenso.

Observando o calendário, percebemos que o dia 02/11/2022 (quarta-feira), feriado presente em nossa lista de feriados, faz com que o 5º dia útil deixe de ser o dia 07/11/2022 (segunda-feira), avançando para o dia seguinte, 08/11/2022 (terça-feira). A fórmula inserida foi =DIATRABALHO(DATA.

O sábado é considerado dia útil para fins de pagamento de salário, conforme estabelece a legislação trabalhista brasileira, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

sábado, 6 de maio

Em virtude do feriado do Dia do Trabalhador, comemorado no dia 1 de maio, o quinto dia útil do mês de maio deve cair no sábado, 6 de maio. O texto que assegura o pagamento nesta data está no artigo 459 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Para contar dias úteis, você deve considerar apenas os dias da semana, excluindo os sábados, domingos e feriados. Para fazer isso, você precisará de um calendário e de uma lista de feriados nacionais e regionais. Depois de identificar os dias em que as pessoas trabalham, basta subtrair os feriados daquele total.

A contagem correta do 5º dia útil é de segunda a sábado. Apenas não é computado nessa contagem o domingo e feriados, se houver. Então, o sábado é sim considerado como dia útil e deve entrar na contagem para o pagamento do salário do empregado.

Ou seja, se você pagar numa segunda-feira, o pagamento deve ser reconhecido apenas na quinta-feira. Lembrando que são 3 dias úteis. Finais de semana e feriados não contam. Vale lembrar que este é o prazo máximo de reconhecimento – ou seja, a validação desse pagamento pode ocorrer antes do fim dos 3 dias úteis.

Para calcular o salário proporcional, basta dividir o valor total por 30 dias e, então, multiplicar essa quantia pelo número de dias trabalhados.

Como calcular dias úteis no Excel sem feriado
Neste exemplo, colocamos as datas nos valores “A2" e “B2"; Crie uma terceira célula para inserir o resultado do cálculo (“D2”); Clique na célula do cálculo final ("D2") e insira a fórmula “=DIATRABALHOTOTAL(A2;B2)" (sem aspas).

Como calcular dias úteis no Excel

  1. Escolha a célula e insira a fórmula: Clique sobre a célula em que deve constar o cálculo final e cole a fórmula =DIATRABALHOTOTAL(A2;A3). ...
  2. Ajuste ao seu número: Na fórmula =DIATRABALHOTOTAL(A2;A3) substitua o valor A2 pela célula com a data de início do intervalo. ...
  3. Dê Enter:

Os dias úteis para pagamento do salário são compostos por segunda, terça, quarta, quinta, sexta-feira e sábado, desde que eles não caiam na data de um feriado nacional.

Portanto, o vencimento em sábado, domingo ou feriado (nacional, estadual ou municipal - sem expediente bancário) impede a cobrança de juros, multas e demais encargos se o pagamento ocorrer no primeiro dia útil subsequente ao vencimento.

Na contagem do 5º dia útil, deve ser incluído o sábado, que é considerado dia útil, excluindo domingos e feriados, inclusive municipais.

Dias úteis são todos aqueles onde o trabalho não está suspenso, com o funcionamento normal dos estabelecimentos de bens e serviços. Normalmente, este período abrange de segunda a sexta-feira. No entanto, dependendo das circunstâncias, o sábado também pode ser considerado um dia útil.

Súmula 381: “O pagamento dos salários até o 5º dia útil do mês subsequente ao vencido não está sujeito à correção monetária. Se essa data limite for ultrapassada, incidirá o índice da correção monetária do mês subsequente ao da prestação dos serviços, a partir do dia 1º.”

É considerado atraso a partir do dia seguinte em que o salário deveria ter sido pago. Caso a empresa não pague até o quinto dia útil, o patrão deverá fazer a correção monetária do salário do seu funcionário para aquele determinado mês.