Como calcular o CTC do solo?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Como calcular a CTC do seu solo?

  1. CTC efetiva. Ou efetiva que corresponde a soma de bases (SB) incluindo o cálcio, magnésio, potássio e sódio; mais o alumínio, ou seja CTC efetiva = SB + Al. ...
  2. CTC a pH 7. Corresponde a soma de bases (SB) + Al + H no pH 7.

A CTC efetiva é obtida da soma dos cátions que efetivamente podem ser trocados no complexo de cargas. Os cátions que são somados para obtê-la são Ca2+, Mg2+, K+ e Al3+). Não inclui, portanto, o H+ que teoricamente compartilha elétrons com as cargas do solo e não são facilmente trocáveis.

V% = (100 x S) / T = (100 x 0,66) / 6,04 = 10,9%. V = 10,9%. O solo, conforme os dados da análise, é um solo com baixo teor de bases trocáveis que ocupam quase 28% da CTC efetiva e 10,9% da CTC a pH 7,0.

Por exemplo, a saturação de cálcio é o seu teor dividido pela CTC total e multiplicado por 100, ou seja: Ca% = Ca ÷ CTC x 100.

V1 = saturação por bases atual (análise de solo) = [(Ca²+ + Mg²+ + K+). 100]/T; T = capacidade de troca catiônica [Ca²+ + Mg²+ + K+ + (H + Al)], em cmolc.

O aumento da CTC pode ser feito de duas formas: pela adição de argilas, no entanto, esta prática é inviável do ponto de vista prático, e uma segunda forma, é pela adição de matéria orgânica. Seja ela pela adição de esterco, composto orgânico, ou palhas, de braquiária, casca de café, que vão decompor.

Quando se trata do pH do solo, o que temos é a seguinte configuração: quanto mais baixo o pH, temos como resultado índices mais baixos de CTC. Da mesma forma o inverso também se apresenta, pois quanto maior o pH, mais alta é a CTC que pode ser aferida no solo.

A capacidade de troca catiônica do solo – ou simplesmente CTC do solo – é uma característica físico-química que influencia diretamente a fertilidade e capacidade de fornecer nutrientes às plantas.

O conjunto das cargas negativas nas superfícies das partículas do solo é nomeado como capacidade de troca catiônica (CTC), e as cargas positivas nas superfícies das partículas do solo é denominado capacidade de troca aniônica (CTA).

Existem diversos métodos para medição de resistividade, o principal utilizado é a sondagem elétrica vertical, utilizando o arranjo o Wenner, que utiliza um Megger, instrumento de medida de resistência que possui quatro terminais, dois de corrente e dois de potencial, cada qual é conectado a um eletrodo.

Método do Índice SMP
Dessa forma, poderíamos dizer que a quantidade de calcário a ser aplicada para atingir um pH adequado em um solo dependerá do índice SMP, ou seja, quanto mais baixo o índice SMP, maior a quantidade de H + Al do solo.

Recomendação de uso: Utilize 150g por metro quadrado para corrigir a acidez do solo.

O valor de pH de um solo pode ser modificado através do uso de substâncias alcalinas como o calcário, por exemplo. O aparelho que permite medir o pH de solos é denominado de phmetro, é ele que faz a leitura das características ácidas ou básicas.

Além disso, quando aplicamos calcário, adicionamos ao solo cálcio e magnésio. Esses dois nutrientes, quando em excesso, podem trazer problema para as plantas, além de interferir na absorção de potássio.

Nos locais onde o uso do solo é intensivo, deve-se tomar uma amostra a cada 2 ha ou no máximo a cada 5 ha.

Sim, solos mais argilosos tem a CTC maior que solos arenosos, pois areia não tem carga. E isso pode interferir no manejo desses diferentes tipos de solo, em solos mais arenosos deve-se ter o cuidado na adubação, focando em mais parcelamentos, e realizar manejos que visam o aumento da CTC desses solos.