Como calcular o comprimento de um hexágono?
Podemos encontrar o perímetro de um hexágono somando os comprimentos de seus seis lados, e podemos encontrar sua área multiplicando três por seu apótema e pelo comprimento de um de seus lados.
Qual e a fórmula do hexágono?
Fórmula do hexágono regular
Deste modo, podemos escrever que A =(P x a)/2, onde P é o perímetro (soma de todos os lados da figura) do hexágono e a é o valor de sua apótema.
Como calcular a área e o perímetro de um hexágono?
Podemos encontrar o perímetro de um hexágono somando os comprimentos de seus seis lados, e podemos encontrar sua área multiplicando três por seu apótema e pelo comprimento de um de seus lados.
O que e apótema de um hexágono?
O apótema é um segmento de reta que liga o centro de um polígono a um de seus lados, formando com ele um ângulo reto. 3º – Como o polígono é regular, o apótema também é mediana do lado AB e bissetriz do ângulo AÔB.
Como calcular área de hexágono regular?
Quando o hexágono é regular todos os lados possuem a mesma medida e seus ângulos internos são de 120º. Por isso, a área do hexágono é seis vezes a área de um triângulo equilátero que o compõe.
Como se mede o perímetro?
O perímetro de uma figura plana é igual à soma do comprimento de todos os lados dela. Assim, ainda que exista fórmula para algumas figuras planas, basta lembrar que a soma dos seus lados resulta no seu perímetro.
Como calcular a diagonal de um hexágono regular?
Como temos um total de 6 vértices, de cada um deles sairão 3 diagonais, totalizando 6 . 3 = 18 diagonais (observe que estaremos contando, por exemplo, AC e CA como duas diagonais diferentes, por isso sempre devemos dividir esse valor por 2, como veremos, totalizando 9 diagonais para um hexágono).
Como funciona o hexágono?
Hexágono é o polígono com seis lados e seis ângulos. Se os lados e ângulos forem congruentes, ou seja, se tiverem a mesma medida, o hexágono é regular. Caso contrário, é irregular. Uma característica importante do hexágono regular é que esse polígono pode ser dividido em seis triângulos equiláteros.
Qual o valor de um hexágono regular?
Quando o hexágono é regular, cada um dos seus ângulos internos mede 120°, e independentemente de ser regular ou irregular, a soma dos seus ângulos internos é de 720°.
Como calcular um hexágono irregular?
Área do hexágono irregular
Para calcularmos a área de um hexágono irregular, iremos procurar polígonos regulares dentro dele, calcular a área desses polígonos menores e, por fim, somar tudo para obter a área do hexágono.
Como calcular o ângulo de um hexágono?
Para calcular a medida do ângulo externo de um polígono é preciso dividir 360º pelo número de lados da figura poligonal. Quanto mede o ângulo externo do hexágono? Cada ângulo externo de um hexágono mede 60º.
O que é o apótema da base?
Apótema é a altura de cada face lateral. Superfície Lateral é a superfície poliédrica formada por todas as faces laterais. Aresta da base é qualquer um dos lados do polígono da base.
Como calcular a área de um hexágono inscrito em uma circunferência?
Podemos dizer que a área de um hexágono regular será igual à soma das seis áreas dos triângulos equiláteros.
O que é apótema exemplos?
O apótema é o segmento de reta que liga as extremidades de um polígono regular ao seu centro geométrico. Dessa maneira, ele pode ser usado em vários polígonos regulares. Por exemplo, o triângulo, quadrado e hexágono.