Como calcular o auxílio-doença 2022?

Perguntado por: aarruda . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 5 votos

Como é calculado o novo valor do Auxílio-doença? O valor do Auxílio-doença corresponde a 91% do salário de benefício, ou seja, uma média simples dos salários de contribuição ou do salário dos últimos 12 meses de contribuição, o que for menor.

Como é o cálculo do valor a receber? O valor do auxílio-doença corresponde a 91% do salário de benefício, que é igual à média simples de todos os salários de contribuição ou dos 12 últimos meses, o que for menor.

O trabalhador receberá salário durante o afastamento? Sim. O afastamento pelo INSS tem início no dia da solicitação e a partir do momento em que o trabalhador permanece ausente das suas atividades profissionais por mais de 15 dias consecutivos.

Os segurados do INSS que passam pela perícia médica, de acordo com a lei, devem receber o resultado até às 21h do mesmo dia. No entanto, este procedimento chamado de acerto pós-perícia, nem sempre é realizado como o previsto, e os segurados não conseguem regularizar suas pendências a tempo da concessão do benefício.

15 dias

Não existe um prazo máximo de duração do auxílio-doença, existe um prazo mínimo: ele só precisa ser de, pelo menos, 15 dias. O tempo de duração do seu afastamento será definido pelo médico do INSS, então não se esqueça de levar todos os documentos médicos que comprovam a sua incapacidade na sua perícia!

Dessa maneira, basta somar todos os salários que sofreram contribuição do INSS desde essa data e dividir pelo número de recolhimentos. Assim, o segurado chega à média que corresponde ao salário de benefício. Então, a renda mensal inicial do auxílio-doença corresponde a 91% do salário de benefício do segurado.

Entrando no portal da Previdência, você verificará ao lado esquerdo da tela o menu “SERVIÇOS DO INSS”. Logo abaixo, você deve clicar em “TODOS OS SERVIÇOS”. Entrando em “todos os serviços”, você deve procurar a opção “SIMULAÇÃO”. Clique nela e, após, clique na opção “CALCULAR VALOR DO BENEFÍCIO”.

Como vimos acima, o caminho para aumentar o valor do seu benefício do INSS quando este já está sendo pago é a revisão. A revisão pode ser de aposentadoria, pensão, benefício por incapacidade, dentre outros.

Afinal, como é feito o cálculo do salário de benefício?

  1. primeiro, se faz um levantamento de todos os salários de contribuição;
  2. depois, descarta-se 20% dos menores salários de contribuição;
  3. Por fim, calcula-se a média dos 80% restantes.

Para receber o auxílio doença após a perícia, é preciso que ele seja aprovado e você receba uma carta de concessão do benefício.
...
Os documentos necessários para solicitar o pagamento são:

  1. documento de identificação com foto;
  2. comprovante de residência;
  3. histórico de crédito emitido no MEU INSS.

De maneira bem simples, todos os segurados que estão recebendo o auxílio-doença têm direito ao 13º salário. Anualmente, esse pagamento extra é feito pelo INSS.

Atualmente os aposentados, pensionistas, quem recebe salário-maternidade, auxílio-doença, auxílio-reclusão e auxílio-acidente podem receber o 13º INSS. Beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Auxílio Brasil ainda não têm direito ao 13º salário.

Em geral, nos afastamentos por incapacidade, a empresa tem de pagar o salário e os benefícios dos 15 primeiros dias de afastamento do funcionário. A partir do 16º dia, o pagamento do salário será pelo INSS. Isso após agendar o pedido e passar pela perícia médica no INSS.

O resultado da perícia médica do INSS não sair na hora, porém, é liberada no mesmo dia. O INSS disponibiliza o resultado para consulta, a partir das 21 horas do dia que a perícia foi realizada. A consulta pode ser feita através do site ou aplicativo Meu INSS ou pelo número do INSS 135.

Para receber o primeiro pagamento do benefício da aposentadoria, é necessário ir pessoalmente até a agência bancária indicada pela carta de concessão. O segurado deve apresentar a carta e um documento de identificação oficial e atualizado com foto para poder receber o seguro.

Basicamente, o pagamento do retroativo é definido de acordo com a forma com que foi estabelecido e o valor devido pelo INSS. Na prática, se o direito foi reconhecido administrativamente, os valores são disponibilizados diretamente na conta do segurado.

O Perito Médico Previdenciário emite pareceres técnicos por solicitação do INSS, de fato quem concede o benefício é o INSS e a Lei. O perito apenas analisa se o pedido do segurado goza de veracidade e se está enquadrado na previsão legal.

Neste caso, são distúrbios mentais, como depressão severa, esquizofrenia, demência, paranóia, etc. Para que o auxílio seja concedido, é necessário que a junta médica examine para que seja classificado como incapaz para a vida normal. O indivíduo que tem qualquer doença crônica que envolva o coração.

Qual é o valor do auxílio doença? Pela nova regra da Reforma da Previdência, o valor do auxílio doença corresponde a 91% do salário de benefício, que, por sua vez, consiste na média aritmética simples de todos os salários de contribuição.

Por isso, veja agora os erros que você jamais deve cometer!

  1. Confundir doença com incapacidade. É extremamente comum as pessoas pensarem que o fato de estarem com alguma doença, automaticamente dará a elas direito a algum benefício. ...
  2. Não levar os documentos principais. ...
  3. Não falar o necessário. ...
  4. Mentir durante a perícia.