Como calcular o apótema da base da pirâmide?

Perguntado por: lpereira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

Para calcular o comprimento do apótema de uma pirâmide, é necessário aplicar o teorema de Pitágoras no triângulo retângulo formado pelo apótema da base, pela altura da pirâmide e pelo apótema da pirâmide.

A área da base (AB) de um prisma depende do polígono que a compõe. Como em um prisma temos duas faces paralelas e congruentes, a área da base é dada pela soma das áreas dos polígonos paralelos, isto é, duas vezes a área do polígono.

Apótema do polígono regular
O apótema de um polígono regular é igual à medida do raio de uma circunferência circunscrita, sendo que o apótema é o comprimento do segmento que vai do centro do polígono até o lado, formando um ângulo de 90°.

A área da pirâmide é a medida relativa à sua superfície e é obtida pela soma das áreas das bases (poligonais) e de todas as faces laterais (triângulos). A área das faces laterais de uma pirâmide é obtida pela soma de todas as áreas de cada uma de suas faces laterais.

Em uma pirâmide de base quadrada, sabemos que a área do quadrado é calculada pelo comprimento do lado ao quadrado, ou seja, A = l². Então, para calcular o volume de uma pirâmide quadrada, calculamos o produto entre o quadrado da aresta da base e a altura da pirâmide, e dividimos por três.

3 – Apótema: É a distância entre o centro de um polígono regular e o ponto médio de um de seus lados. No caso do quadrado inscrito, o apótema também forma um ângulo reto com o lado com o qual faz contato.

O apótema do hexágono, o polígono regular de seis lados, é igual ao raio da circunferência inscrita no polígono.

Sua base é um polígono e pode ser: triangular, pentagonal, quadrada, retangular, paralelogramo ou outras. Já o vértice, corresponde ao ponto mais distante da base da pirâmide e une todas as faces laterais triangulares.

Para a maioria dos triângulos, o cálculo da área segue a seguinte forma: pegamos a medida da base e multiplicamos pela sua altura, dividimos o resultado desse produto por 2.

Uma pirâmide triangular é uma figura tridimensional, em que todas as suas faces são triângulos. Essas pirâmides são caracterizadas por terem uma base triangular e três faces triangulares laterais. As pirâmides triangulares têm 4 faces, 6 arestas e 4 vértices.

A área lateral é calculada pelo número de lados da base multiplicado pela área da face lateral, que é um trapézio.

O apótema do hexágono é o segmento de linha que liga o centro da figura até o ponto central (ponto médio, que divide ao meio exatamente) de um dos lados do polígono. Com isso, como há 6 lados em um hexágono, podemos traçar 6 apótemas, cada um saindo do centro e dividindo todos os 6 lados ao meio.

A = 2b(h1 + 2h)

  1. b é a largura da base do prisma e é a mesma medida para a largura da face lateral;
  2. h1 é o comprimento da base do prisma;
  3. h é o comprimento da face lateral.

O apótema é um segmento de reta que liga o centro de um polígono a um de seus lados, formando com ele um ângulo reto. 3º – Como o polígono é regular, o apótema também é mediana do lado AB e bissetriz do ângulo AÔB.