Como calcular o ângulo interno e externo?

Perguntado por: isoares . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

ou seja, o vértice de um ângulo interno coincide com o vértice do polígono. Na figura acima, temos destacado o ângulo AˆBC. Por exemplo, no triângulo abaixo, temos um ângulo interno de 70º: ao se prolongarmos um dos lados desse ângulo, obtemos seu ângulo externo, cuja medida é de 110º pois, 110º+70º=180º.

180º

Obs.: A soma de um ângulo interno com o seu respectivo externo é igual a 180º, isto é, eles são suplementares.

Como medir os ângulos?

  1. Colocar o centro da base do transferidor sobre o vértice do ângulo.
  2. Colocar o ponto que indica 0º do transferidor em um dos lados do ângulo.
  3. O outro lado do ângulo apontará para a sua medida.

Se prolongarmos cada um dos lados de um triângulo, poderemos obter os ângulos externos, cuja soma corresponde sempre a 360 graus. Quando estivermos na presença de um polígono regular (com todos os lados iguais), podemos calcular os ângulos externos dividindo 360 por três.

A soma dos ângulos externos de um polígono convexo sempre deve ser igual a 360°. Esse resultado não depende da quantidade e da medida de lados e ângulos desse figura. Entre os elementos de um polígono, estão os lados, vértices, ângulos internos e ângulos externos.

Em uma reta transversal a duas retas paralelas, os ângulos alternos internos possuem posição alternada na região interna, e os externos, na região externa. Ângulo é a medida da abertura entre duas semirretas.

Vejam que quanto o número de lados de um polígono cresce, tendendo ao infinito, mais perto de 180° é o ângulo interno dos vértices.

Um polígono tem exatamente um ângulo interno por vértice. Se cada ângulo interno de um polígono simples for menor que 180°, o polígono será chamado de convexo. Em contraste, um ângulo externo (ou ângulo externo) é um ângulo formado por um lado de um polígono simples e uma linha estendida a partir de um lado adjacente.

360

20 = 360 ( Provando que a Soma dos angulos externos é sempre 360).

Em qualquer triângulo, a soma de seus ângulos internos mede 180º. Os triângulos possuem uma propriedade particular muito interessante relativa à soma de seus ângulos internos. Essa propriedade garante que em qualquer triângulo, a soma das medidas dos três ângulos internos é igual a 180 graus.

Revise os seguintes tipos de ângulos: agudo, reto, obtuso e raso.

Inclinação em porcentagem = (h/d) x 100.

De Porcento para Graus
Basta dividir a declividade data em porcento por 100. Por exemplo uma declividade de 40%. Dividindo por 100, temos 0,4.

um poligono de 30 lados é 12 graus , pois se dividirmos 360 graus por 30 obtemos 12 graus !

Teorema. (Teorema do Ângulo Exterior): Um ângulo externo de um triângulo é maior que qualquer ângulo interno não adjacente a ele. Corolário: A soma das medidas de dois ângulos de um triângulo é sempre menor 180.

Existe uma propriedade que garante que a soma de um ângulo interno e um ângulo externo adjacente a ele é igual a 180°. Sendo assim, todos os ângulos externos de um quadrado medem 90° também.