Como calcular o ângulo de iluminação?

Perguntado por: agoulart . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.2 / 5 7 votos

Para calcular o ângulo de iluminação apropriado devemos medir a altura de fixação das luminárias e a área que deve ser iluminada. Com estas informações, faça o desenho de um triângulo com as medidas em escala e, dessa forma, facilmente conseguirá medir o ângulo de iluminação desejado.

Como calcular a iluminância
O cálculo é realizado pelo fluxo luminoso de uma lâmpada (lúmen) dividido pelo metro quadrado que quer iluminar. Confira a iluminância para alguns dos ambientes da casa. Temos uma norma da ABNT que nos fornece uma boa noção, ma sempre devemos levar em conta o tipo de ambiente.

Foco: 120° (ângulo de abertura da luz); Vida estimada do LED: 50.000 horas; Índice de proteção: IP65 (uso externo);

1- Calcule a corrente do seu circuito elétrico; 2- Tenha a informação do fator de potência do seu circuito. 3- Inicie o dimensionamento com a ciência de que, de acordo com a NBR 5410:2004, circuitos de iluminação podem ser no mínimo de 1,5mm² e circuitos de tomada 2,5mm².

Via de regra, a distância ideal entre um spot é outro é de 60 a 75 cm, ficando distantes de 15 a 20 cm da parede. A distância pode variar também dependendo do tipo de lâmpada. As de LED não produzem calor, ao contrário das lâmpadas dicroicas que geram calor e aquecem a superfície.

Como medir os ângulos?

  1. Colocar o centro da base do transferidor sobre o vértice do ângulo.
  2. Colocar o ponto que indica 0º do transferidor em um dos lados do ângulo.
  3. O outro lado do ângulo apontará para a sua medida.

O que é o ângulo de iluminação? O ângulo de iluminação, também chamado de ângulo de abertura e ângulo de facho, tem um nome bem sugestivo e envolve o raio ou feixe de luz emitido pelos equipamentos, medidos em graus de abertura.

Inclinação em porcentagem = (h/d) x 100
Uma rampa existente de 1 metro de altura com uma distância horizontal de 10 metros, terá uma inclinação de 10%. Nesse sentido, conhecendo a altura a ser vencida em nosso projeto, podemos revisar as recomendações para um declive de acordo com as necessidades requeridas.

Normas Brasileiras NBR 5413 e NBR 8995-1
Já na seção referente à indústria elétrica, fica estabelecido que o ambiente deve manter 1500 lux de iluminação. Em linhas gerais, em galpões que não demandam trabalho visual criterioso, um bom número de referência é 750 lux.

Para atingir um visual equilibrado e convidativo, basta utilizar uma combinação de tipos diferentes de iluminação. A luz geral, geralmente centralizada, deve ser a mais forte e iluminar o cômodo todo de forma uniforme – para ajudar a refletir a luminosidade, mantenha o teto e as paredes claras.

Como fazer o cálculo de iluminação led por metro quadrado
Sendo assim, duas lâmpadas de LED precisariam gerar 1.500 lumens cada uma, cerca de 15 W por lâmpada. Quanto mais pontos de luz, mais lúmens serão distribuídos igualitariamente sobre os artigos luminotécnicos.

Quanto menor o ângulo de abertura de uma lâmpada, menor será o seu feixe de luz. Quanto maior o ângulo de abertura de uma lâmpada, maior será o feixe de luz.

IP65: Água projetada de qualquer direção não terá efeitos prejudiciais. IP66: Água projetada em fortes jatos de qualquer direção não terá efeitos prejudiciais.

a) Em cada cômodo ou dependência, no mínimo um ponto de luz, com 100 VA; b) Em cômodos com área igual ou inferior a 6 m², no mínimo uma carga de 100 VA; c) Em cômodos com área maior que 6 m², devemos prever 100 VA para os primeiros 6 m² + 60 VA para cada aumento de 4 m² inteiros.

NBR 5410 iluminação
A potência da iluminação deve seguir a recomendação abaixo: Ambientes com menos ou até 6m²: carga mínima de 100 VA; Ambientes com mais de 6m²: 100 VA para os primeiros 6m² mais 60 VA para cada aumento de 4m² inteiros.

Com base em uma lâmpada de 50 watts, você poderá colocar o número de até 30 lâmpadas em um disjuntor que tenha 15 amperes. Também com base em uma lâmpada de 50 watts, você poderá colocar o número de até 40 lâmpadas em um disjuntor que tenha 20 amperes.

Quantas lâmpadas posso ligar em um fio 1.5? Isso vai depender da quantidade de amperes que as lâmpadas estão consumindo. Se pegarmos uma média de consumo de 0,45A por lâmpada, é possível entender que um fio de 15A pode suportar até 33 lâmpadas conectadas.

Como regra geral, podemos usar a seguinte fórmula: lux médio desejado x área do ambiente. Por exemplo: se a área geral da sala tiver 8 metros quadrados, o cálculo será 8 x 150 = 1.200 lúmens.

Quantas lâmpadas posso ligar em um circuito simples nesse condutor? 15 A / 0,45 A = 33 lâmpadas. Portanto se ligarmos mais do que 33 lâmpadas estaremos sobrecarregando o condutor.