Como calcular número de Avogadro?

Perguntado por: ividal . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
3.9 / 5 3 votos

Um mol de uma substância é igual a 6,022 × 10²³ unidades dessa substância (tais como, átomos, moléculas, ou íons). O número 6,022 × 10²³ é conhecido como número de Avogadro ou constante de Avogadro.

O Número de Avogadro é um número constante que tem o valor de 6,02x1023. O mol é uma quantidade que serve para representar volume, massa e número de moléculas ou átomo.

Dessa forma, basta dividir a massa (m) da matéria por sua massa molar (M). A massa molar é determinada pela multiplicação da quantidade de átomos do elemento por sua massa atômica. Em seguida, somam-se todos os resultados encontrados. A unidade dessa massa é o g/mol.

O valor de 1 Mol é igual a 6 x 1023, sendo este conhecido como a Constante de Avogadro.

Assim, quando consideramos as Condições Normais de Temperatura e Pressão (CNTP), em que a pressão é igual a 1 atm e a temperatura é de 273 K (0ºC), temos que o volume ocupado por 1 mol de qualquer gás sempre será de 22,4 L. Esse valor corresponde ao volume molar dos gases.

O que é constante de Avogadro? Esse valor numérico auxilia na compreensão e no cálculo de diversos aspectos na Química, como massa, número de partículas e volume de materiais.

A constante de Avogadro é um número que diz a quantidade de moléculas/átomos (depende do que está sendo analisado) existentes em um mol (unidade que mede quantidade de matéria) de determinada substância. A constante vale aproximadamente 6.10²³ mol-¹.

Volume molar é o volume ocupado por 1 mol dos gases perfeitos nas mesmas condições de temperatura e pressão. No caso de sólidos e líquidos, esse volume depende da natureza e da substância em estudo. Por outro lado, para gases só depende das condições de pressão e temperatura.

Quantificando em mol
Se você precisa se referir a 6,02 x 10²³ moléculas, você pode dizer simplesmente 1 mol de moléculas. Se disserem a você que uma amostra contém meio mol de moléculas, você entenderá que existem 3,01 x 10²³ moléculas (6,02 x 10²³ dividido por dois).

A definição de um Newton, a unidade padrão de força, é N = kg * m/s2.

Para realizar o cálculo da massa atômica de qualquer elemento químico, devemos utilizar o seguinte padrão matemático:

  1. 1o: multiplicar o número de massa de cada isótopo pela sua porcentagem;
  2. 2o: somar todos os resultados encontrados nas multiplicações do primeiro passo;
  3. 3o: dividir a somatória encontrada por 100.

Multiplique o volume pela densidade.
Assim, vai calcular a massa do objeto. Preste atenção às unidades, pois tem de chegar a um resultado em quilos ou gramas. Exemplo: um diamante de 5.0003 de volume e 3,52g/cm3 de densidade teria uma massa de 17.600 gramas (5.000 cm3 x 3,52 g/cm3).

O numero de Avogadro corresponde a uma quantidade equivalente a 6x10 23 (10 elevado a 23) unidades, e pode ser usado para expressar diferentes espécies,tais como átomo, molécula, íon, etc.

Expressões da concentração de uma solução

  1. M = Número de mol do soluto / volume da solução (L)
  2. % em massa = (massa do soluto / massa da solução) x 100%
  3. % em volume = (volume do soluto / volume da solução) x 100%
  4. % em massa/volume = (massa do soluto/ volume da solução) x 100%

O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C).

A molaridade (M) é a relação existente entre a matéria de soluto (n1) e o volume de uma solução (V), ou seja, M = n1/V. Uma vez que a matéria de soluto é dada em mol e o volume é dado em litros, a unidade de medida da molaridade é mol/L.