Como calcular metro cúbico de piso?

Perguntado por: lcastro2 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Basta multiplicar a largura, o comprimento e a altura. Por exemplo, digamos que um piso, tenha 20 m de comprimento, 5 metros de largura e 0,10 de altura (10 cm): Cálculo piso: 20 x 5 x 0,10 = 10 m³ de concreto.

O cálculo de volume de concreto é feito em metros cúbicos (m³), e pode ser usado na construção de pilares, cintas, vigas e até mesmo lajes. A fórmula básica é a seguinte: V = L x C x H, sendo V = volume, L = largura, C= comprimento e H = altura.

O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C). Já o volume de um paralelepípedo é calculado pela medida do comprimento, vezes a medida da largura, vezes a medida da altura. Ou: V = B x L x h.

Em geral, utiliza-se um traço composto por 1:2:3. 1 parte de cimento. 2 partes de areia. 3 partes de brita.

Quantos quilos de cimento por m3? Você pode misturar 1 m³ de concreto usando seis sacos e meio de cimento (sacos de 42 kg), 0,5 m³ de areia e 0,8 m³ de cascalho misturados com água até atingir a consistência desejada.

Piso Paviflex Intensity 2mm espessura cor 925 - placas 30x30 cm - preço da caixa com 5,04 m²

Cerâmica 60x60cm Tipo A Clássico Branco A Caixa 2,20m² Pointer - Normatel.

Piso Ceramico Pisoforte studio Brilhante - 50x50 Classe A Caixa com 2,33m²

A quantidade de cimento, areia, brita e água necessária para produzir 1 m³ de concreto. Por exemplo: Para 1 m³ de concreto, se o traço é 4,8:0,6:0,6, Isso significa 4,8 sacos de cimento, 0,6 metros cúbicos de areia e 0,6 metros cúbicos de brita.

Fazendo um cálculo simples chegaremos a aproximadamente 2,03 sacos para cada metro quadrado de construção.

Neste caso se você consultar uma tabela de traço, vai ver que para o traço, por exeplo: 1:2:3 ou seja, (uma porção de cimento, 2 de areia e 3 de brita), para 1 metro cúbico de concreto vc terá: 7 sacos de cimento, 35 latas de 18 litros de areia, 40 latas de 18 litros de brita e 210 litros de água.

Geralmente, para encontrar a área de uma figura basta multiplicar a base (b) pela altura (h). Já o perímetro é a soma dos segmentos de retas que formam a figura, chamados de lados (l).

Podemos definir volume como o espaço ocupado por um corpo ou a capacidade que ele tem de comportar alguma substância. Da mesma forma que trabalhamos com o metro linear (comprimento) e com o metro quadrado (comprimento x largura), associamos o metro cúbico a três dimensões: altura x comprimento x largura.

A área de uma figura é obtida pela multiplicação da base (b) pela altura (h). E o volume é determinado pela multiplicação da altura pela largura e pelo comprimento.

3 cm a 5 cm

A espessura do contrapiso pode variar entre de 3 cm a 5 cm, dependendo do tipo de material usado (argamassa ou concreto) ou de acordo com o projeto arquitetônico.