Como calcular lúmens por metro quadrado?

Perguntado por: omoreira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

A fórmula para calcular o lúmen necessário, ou seja, qual lâmpada comprar: lux médio x área do ambiente. Exemplo 1: suponha que a área geral da sala tenha 8m², então, precisaremos calcular: 8×150 = 1200 lumen.

EXEMPLO: Em uma cozinha de 5m2 preciso de 300 lúmens por m2 (valor da tabela abaixo): 5x300=1500 lúmens. Veja na imagem acima que a lâmpada Bulbo LED 10W tem 80 lúmens por watt, ou seja: 80x10 = 800 lúmens. 1500/800 = 1,875 ~2 lâmpadas.

O ideal é sempre identificar esse número e optar pela lâmpada que emitir maior quantidade de lúmens consumindo a menor quantidade de energia. Se essa informação não estiver disponível no produto é fácil obtê-la dividindo o número de lúmens pelo número de watts. O resultado será o rendimento luminoso.

A medida da quantidade de luz ou quantidade de fluxo luminoso por metro quadrado chama-se “lux (lx)”. A unidade de medida do fluxo luminoso ou da capacidade de iluminação de uma lâmpada chama-se “lúmen (lm)'. Cada 1 lux equivale a 1 lúmen por m².

Ele leva em consideração todos os aspectos do ambiente e da fonte de luz a ser utilizada. Os métodos mais utilizados são o cálculo luminotécnico pelo método dos lúmens, definido pela Comissão Internacional de Iluminação (CIE) e o método ponto a ponto, que se baseia na Lei de Lambert.

Os lúmens (lm) são a quantidade de luz emitida por uma fonte luminosa. Essa característica é chamado também de fluxo luminoso. Quanto maior o número de lúmens, maior é a emissão de luz de uma lâmpada.

Como já apresentado, o lúmen é quantidade de luz medida através de um ponto emissor de luz e é fundamental para definir o fluxo luminoso. O lux, enquanto isso, diz respeito a incidência de luz de um ponto e ao nível de iluminância de um espaço.

Lâmpada Bulbo Led 15W 1350 Lumens Luz Branca | Obramax - Obramax.

Ela ilumina 1300 lumens com apenas 18W de consumo, sendo ideal para locais de até 12m² .

Lâmpadas que tenham a partir 700 lúmens são mais recomendadas e podem aumentar o número de lúmens conforme a área que receberá a iluminação. Saber a diferença entre a potência watt e lúmen poderá representar uma economia significativa.

Como regra geral, podemos usar a seguinte fórmula: lux médio desejado x área do ambiente. Por exemplo: se a área geral da sala tiver 8 metros quadrados, o cálculo será 8 x 150 = 1.200 lúmens.

A luz branca por trazer mais concentração é indicada para iluminação de cozinha, home office, áreas de estudo e trabalho. Já a luz amarela é recomendada para quartos, sala e varanda.

Já os refletores de 30W também também são muito úteis para iluminar áreas externas de residências, sendo constantemente indicado para atingir uma luminosidade média, com um fluxo de 2.000 lúmens.

Pode considerar 300 lux em cozinha residencial, 200 lux em banheiro residencial, 150 lux em quarto e sal, e 100 lux em áreas de circulação. Utilizamos 300 Lux em ambientes que necessitam de um pouco mais iluminação, consideramos 1,42m de espaçamento entre uma lâmpada e outra.

Um fluxo de 1000 lúmens, distribuído uniformemente sobre uma área de 1 metro quadrado, ilumina esse metro quadrado com um iluminância de 1000 lux.

A carga de iluminação é feita em função da área do cômodo da residência. para área igual ou inferior a 6 m² atribuir um mínimo de 100 VA para área superior a 6 m² atribuir um mínimo de 100 VA para os primeiros 6m², acrescido de 60 VA para cada aumento de 4 m² inteiros.

Como fazer projeto luminotécnico
Para fazer um bom projeto luminotécnico, é necessário conhecer os principais conceitos de iluminação: luz direta, indireta e difusa. A luz direta, como o nome sugere, é aquela que vai em direção a um determinado objeto.

Como calcular o ângulo de iluminação? Para calcular o ângulo de iluminação, divide-se o metro quadrado do espaço pela quantidade de fluxo luminoso da lâmpada.

Quando foi a última vez que você limpou seu farol? Se você modificar o farol baixo para um sistema que seja superior a 2.000 lúmens, precisará ser instalado o dispositivo de limpeza do farol (lavador ou limpador) e de regulagem do conjunto ótico, conforme a resolução abaixo do CONTRAN de junho de 2011.