Como calcular Jackson e Pollock?

Perguntado por: ozaganelli . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

Depois, esses dados devem ser incluídos na fórmula de Jackson-Pollock: Densidade corporal = (0.29669 x soma das dobras cutâneas) – (0,00043 x quadrado da soma das dobras cutâneas) + (0,02963 x idade) + 1,4072.

Para calcular a porcentagem de gordura corporal, podemos utilizar a fórmula: BT= (1,20 x IMC) + (0,23 x idade) – (10,8 x sexo) – 5.4.

Por exemplo: uma mulher de 30 anos cuja soma das 4 medidas seja 19mm. Para achar o percentual de gordura dela devemos pegar o valor para a soma de 18mm, somar ao de 20mm e dividir por 2. Ou seja, (17,1 + 18,4) ÷ 2 = 17,75%.

Fórmula de gordura corporal de Jackson-Pollock 3 para homens
Densidade Corporal = 1,10938 – (0,0008267 x soma das dobras cutâneas) + (0,0000016 x quadrado da soma das dobras cutâneas) – (0,0002574 x idade). Porcentagem de Gordura Corporal (%) = (495 / Densidade Corporal) – 450.

Para calcular a gordura corporal se usam equipamentos de bioimpedância, como balanças, que conseguem avaliar de forma simples o peso, a quantidade de água, músculo e gordura do corpo e, a medição deve ser feita em jejum ou no mínimo 1 hora após uma refeição leve, como uma salada.

As sete dobras utilizadas no protocolo de Jackson e Pollock são: tríceps, peito, sub-axilar, subescapular, abdominal, supra-ilíaca e coxa. Estão demonstradas a seguir: Tríceps: face posterior do braço, no ponto médio entre o processo acromial da escápula e o processo do olécrano da ulna.

Em resumo, o método de Pollock com 3 dobras é adequado para avaliações rápidas e não profissionais e o método de 7 dobras é o mais preciso e completo. A escolha do método dependerá do contexto, dos recursos disponíveis e dos objetivos da avaliação da composição corporal.

Para medir a altura, o paciente fica em pé, com a coluna ereta e os braços estendidos, a cabeça no ângulo de 90° em relação ao chão e seus calcanhares unidos. Em seguida, é só colocar a régua da balança antropométrica no topo da cabeça do paciente e fazer a leitura da medida.

Existe percentual de gordura ideal? Sim. Para mulheres é ideal que a porcentagem de gordura fique entre 20% e 24%. Quanto aos homens, as porcentagens precisam estar entre 16% e 20%.

Usando a fita métrica para calcular o percentual de gordura corporal. Use uma fita métrica dessas de costura. Homens: meçam a parte mais larga da cintura e do pescoço. Mulheres: além dessas duas medidas, meçam também a largura do quadril.

Trouxemos uma calculadora para tirar sua dúvida. Com ela, você pode descobrir qual é o seu Índice de Massa Corporal (IMC), que é o que determina a obesidade. O cálculo é feito da seguinte forma: divide-se o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros).

O percentual de gordura representa a parcela do peso total que é composto por massa gorda. Para achar a massa magra, é necessário subtrair a massa gorda do peso total. Outra forma bastante utilizada atualmente é a partir das calculadoras online de percentual de gordura.

Enquanto o adipômetro clínico realiza a medição em milímetro, o científico oferece uma precisão de décimo de milímetro. Sendo assim, pode-se dizer que o adipômetro científico é mais preciso.

O protocolo de Jackson e Pollock (1985) faz o cálculo do %G corporal utilizando o somatório de quatro dobras (tricipital, abdominal, suprailíaca e coxa) Jackson e Pollock (1978) é uma fórmula generalizada para o cálculo da densidade corporal (DC) de homens de 18 a 61 anos, utilizando o somatório de sete dobras ( ...

A somatória do valor de certas dobras cutâneas também permite avaliar o progresso dos pacientes em relação a composição corporal, como o resultado de intervenções dietéticas e/ou esportivas, ou comparar os dados com o restante da população. Essas dobras são medidas com um adipômetro em locais específicos do corpo.

Cada litro de gordura aspirada pesa aproximadamente 900 g.

Massa gorda
Os valores de referência para normalidade variam de acordo com idade e sexo, como segue: 15 a 24 anos — 13,2 a 18,6 (homens) e 23 a 29,6 (mulheres); 25 a 34 anos — 15,3 a 21,8 (homens) e 22,9 a 29,7 (mulheres); 35 a 44 anos — 16,2 a 23,1 (homens) e 22,8 a 29,8 (mulheres);

BF é a sigla para “body fat” que em português pode ser entendido como percentual de gordura corporal. Em resumo esse percentual mede a proporção que existe de gordura e músculo em nosso corpo.

Os dois principais métodos para medir a porcentagem de gordura são das dobras cutâneas e bioimpedância elétrica. O método de dobras cutâneas é realizado com um aparelho que se chama adipômetro, que é parecido com um alicate e consegue medir a gordura subcutânea em milímetros através das famosas dobras cutâneas.

São realizadas mensurações da circunferência a cada 5cm acima e abaixo da fossa cubital. O avaliado deverá estar em pé, de lado para o avaliador, com os pés um pouco afastados, distribuindo o peso do corpo igualmente sobre os membros inferiores.

De acordo com os especialistas, indivíduos com índice entre 18,5 e 24,9 têm peso normal. Uma pessoa está acima do peso quando seu IMC atinge 25. E indivíduos com IMC a partir de 30 são classificados obesos. A BBC News Brasil criou uma calculadora para você descobrir qual o seu IMC.