Como calcular inclinação de rampa em curva?

Perguntado por: uhilario . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

A equação primordial para se calcular a inclinação de uma rampa de acessibilidade é a seguinte: i = (h x 100) /c.

CALCULAR COMPRIMENTO
Vamos imaginar uma rampa de veículos onde precisamos de uma inclinação de 15% e a rampa precisa vencer uma altura de 1,60 metros. Temos então o valor de 1,6 multiplicado por 100 (que resulta em 160) e ao dividir este valor por 15 temos 10,66, que é o comprimento total da rampa.

8,33%

Ou seja, a inclinação máxima estabelecida na NBR 9050 para rampas é de 8,33% para os pedestres. Além disso, quando a inclinação variar entre 6,25% e 8,33%, recomenda-se fazer o uso de áreas de descanso a cada 50 metros percorridos.

A declividade é um número puro, geralmente expressa em %. Equivale a uma diferença de nível para 100m de distância horizontal. Exemplo: DV = 10m; DH = 200m d = (10/200) x 100 = 5% para 100 metros, haverá uma diferença de nível (DN) de 5 metros.

A inclinação em percentagem é diferente daquela em graus: uma subida de 100% têm 45º.

A NBR 9050/2015, norma que trata da acessibilidade em edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, traz duas tabelas: A Tabela 6 que define para rampas uma inclinação máxima de 8,33% e a Tabela 7 que permite inclinações maiores para situações excepcionais.

Veja os principais modelos de rampas de acessibilidade e suas vantagens:

  • Rampas de acessibilidade hidráulicas/eletromecânicas.
  • Rampas de acessibilidade estáticas.
  • Rampas de acessibilidade portáteis.

No geral, para rotas acessíveis a largura mínima de uma rampa é de 120 centímetros. A cada 50 metros de percurso, deve existir um patamar, ou seja espaço plano para descanso, de no mínimo 1,2 metro de comprimento.

Para curvas geradas por funções do primeiro grau, basta aplicarmos o Teorema pitagórico no intervalo desejado que encontramos o comprimento da curva rapidamente. Para as demais funções, temos que usar o Cálculo para determinarmos o comprimento desejado de um arco. Seja Pk o ponto (xk,yk) onde yk=f(xk).

Um talude na proporção 3:2, significa que a cada 2 metros de avanço no plano horizontal teremos 3 metros na vertical. Importante: % não indica o ângulo de inclinação, por exemplo, 100% de inclinação equivale a 45° que seria a proporção 1:1.

De Porcento para Graus
Basta dividir a declividade data em porcento por 100. Por exemplo uma declividade de 40%. Dividindo por 100, temos 0,4. Ai basta calcular a Arco Tangente (ATAN ou Tan-1) deste valor.

Inclusive, na maioria dos manuais técnicos você encontrará como indicação de inclinações entre 8,33% a 12% para um desnível de 1 m de altura. O certo é que, se a rampa for curtinha, com até 1,5 m de comprimento, pode-se aceitar uma inclinação de até 12% - ou 10%, que seria equivalente a um degrau de 30 cm.

A curva de nível nada mais é do que uma linha que conecta diversos pontos de mesmo valor altimétrico, gerada através do Modelo Digital de Terreno. Quando combinadas, elas ajudam a verificar os níveis de altitude de um terreno ou qualquer irregularidade em sua superfície.

A declividade é a inclinação da superfície do terreno em relação à horizontal, ou seja, a relação entre a diferença de altura entre dois pontos e a distância horizontal entre esses pontos. É dada pelo ângulo de inclinação (zenital) da superfície do terreno em relação à horizontal.

Esse cálculo é feito da seguinte forma: Basta saber quanto o terreno sobe a cada metro de comprimento. Ou seja, se em 1 metro de comprimento ele tiver subido ou descido 20cm, significa então que sua inclinação é de 20% (porque 20cm são 20% de 100cm ou 1 metro).

A inclinação de um telhado é medida em porcentagem (%). Quando a inclinação recomendada é de 5%, por exemplo, significa que a cada 100 centímetros de estrutura na horizontal, o telhado deve subir 5 centímetros na vertical.