Como calcular incerteza absoluta e relativa?

Perguntado por: dporto . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.5 / 5 7 votos

Por exemplo, para a medida AB = (8,6 ± 0,2) cm, temos: Incerteza absoluta = ±0,2 cm Incerteza relativa = (±0,2/8,6) = ±0,023 ou 2,3% Poderíamos dizer que quanto menor a incerteza relativa, maior a “qualidade” da medida.

Fontes de Incerteza Tipo A
Por exemplo, ao calibrar uma balança são realizadas 5 medições, o cálculo do desvio padrão dessas leituras dividido pela raiz de n (n é o número de leituras, logo, n=5) corresponde a uma fonte de incerteza do tipo A.

Uma regra prática é utilizar metade da menor escala para expressar a incerteza. Por exemplo, se medirmos um bastão com uma régua dividida em milímetros, podemos dizer que ele mede 22,1 cm. Porém, isto é um arredondamento. O que queremos dizer é que o valor está em algum lugar entre 22,05 e 22,15 cm.

A incerteza-padrão de S é de ± 0,15 mm por metro medido e como temos esta informação pelos dados de cada dimensão, foi feito o cálculo arredondado o número de metros sempre para cima por conveniência.

A incerteza de medição representa um intervalo de valores, na qual se espera que o valor verdadeiro esteja contido. Esse intervalo é informado com uma dada probabilidade que representa o nível de confiança no resultado. Por exemplo: Peso = (1,750 ± 0,001) kg, com uma probabilidade de abrangência de 95%.

b) Incerteza Relativa Page 3 5 A incerteza relativa é igual ao quociente entre a incerteza absoluta e a medida da grandeza e é, freqüentemente expressa em termos percentuais.

A régua milimetrada de aço, plástico ou madeira, é geralmente utilizada para medir comprimento não muito pequenos e quando a precisão desejada para a medida não é muito alta. Neste tipo de régua o l.e.i. fica entre ±0,2 mm para réguas de boa qualidade e ±0,5 mm para réguas mais ordinárias.

Os dados de calibração ou medição produzem uma curva de distribuição normal como esta. O fator de cobertura, ou valor 'k', determina a confiança nos pontos de dados dentro de um determinado valor de desvio padrão.

Fórmula do desvio-padrão
A fórmula diz que o desvio-padrão é a raiz quadrada da somatória da diferença entre cada um dos elementos do conjunto com a média, dividido pela quantidade de elementos do conjunto.

Como Calcular o Erro Relativo Percentual

  1. Conhea a frmula para calcular o erro relativo percentual. A frmula simples: [ (|Valor aproximado - Valor. ...
  2. Subtraia o nmero real do seu nmero. ...
  3. Divida o resultado pelo nmero real. ...
  4. Encontre o valor absoluto do resultado. ...
  5. Multiplique o resultado por 100.

O valor que segue o símbolo “±” é denominado incerteza2. No caso acima, apesar da medida A estar aparentemente mais próxima do padrão, sua incerteza, expressa pelo intervalo de confiança, indica um provável erro de medida, enquanto o valor da medida B, apesar de ter uma incerteza maior, concorda com o valor do padrão.

A incerteza da medida no equipamento é metade da menor divisão do tambor, ou seja, 0,005 mm. É recomendável que o instrumento permaneça em seu estojo quando não estiver sendo utilizado. Nunca forçar o micrômetro ao colocá-lo ou retirá-lo da peça de trabalho.

Incerteza é uma estimativa que quantifica a confiabilidade do resultado de uma medição. Portanto, quanto maior é a incerteza de medição, menor é a confiabilidade do resultado. Supõe-se que a informação resultante do processo de medição permite apenas atribuir ao mensurando um “intervalo de valores razoáveis”.

O conceito de incerteza da medição
Por definição, incerteza é uma estimativa que quantifica a confiabilidade do resultado de uma medição. Quanto maior for a incerteza, tanto menor será a confiabilidade desse resultado. Paralelamente, é importante destacar que incerteza não é erro.

A incerteza de medição é um conceito usado internacionalmente para descrever a qualidade do valor da medição de um instrumento. Então, quando se realiza a calibração de um instrumento, a incerteza é um dos fatores determinantes dos resultados do certificado de calibração.

Para encontrar o erro (E), basta diminuir a média do valor de referência: Conforme cálculo realizado e indicação do sistema, o equipamento está calibrado e aprovado para utilização.

A grande diferença entre a incerteza e o erro (seja ele qual for) é que o erro pode, em princípio, ser 'corrigido' enquanto a incerteza é um intervalo de confiança das medidas. Logo, caso sua experiência tenha um erro, existe uma falha no procedimento que pode e deve ser corrigido.