Como calcular fração com soma e multiplicação?

Perguntado por: oribeiro . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

Neste caso, calculamos o Mínimo Múltiplo Comum (MMC) entre os denominadores das frações que queremos somar, esse valor passa a ser o novo denominador das frações. Além disso, devemos dividir o MMC encontrado pelo denominador e o resultado multiplicamos pelo numerador de cada fração.

Lembrete: No caso de sentenças com múltiplas operações, a operação com fração leva em consideração que a multiplicação e a divisão têm prioridade sobre a adição e a subtração. É obrigatório fazer primeiro as multiplicações, divisões e por último as somas e subtrações.

Mas quando os denominadores são diferentes, o que devemos fazer? Nesse caso, procuramos algum outro número que, por meio da multiplicação ou divisão (lembrando que qualquer operação que for feita no denominador deverá também ser feita ao numerador), seja capaz de igualar os denominadores.

Resumindo: Para determinar a fração de uma quantidade, basta dividir essa quantidade pelo denominador e o resultado multiplicar pelo numerador.

Para multiplicar uma fração mista por outra fração, você deve primeiro converter o número misto em uma fração imprópria. Depois de fazer isso, você pode multiplicar as duas frações simplesmente multiplicando os dois numeradores e depois os dois denominadores. Multiplique essas frações juntas.

O correto é fazer primeiro as multiplicações e depois as adições.

1º Parêntesis; 2º Expoentes; 3º Multiplicações e Divisões; (da esquerda para a direita) 4º Somas e Subtrações.

Dizendo de outra maneira, pode-se afirmar que a soma e a subtracção são operações neutras em relação às unidades de medida. Ao passo que na multiplicação e na divisão, pode-se fazer sobre todo o tipo de unidades, não importa em que unidade é que se encontra cada um dos operandos.

A ordem das operações é uma regra que indica a sequência correta de etapas para o cálculo de uma expressão matemática. Podemos lembrar essa ordem usando PEMDAS: Parênteses, Expoentes, Multiplicação e Divisão (da esquerda para a direita), Adição e Subtração (da esquerda para a direita).

Uma fração é um número usado para representar parcelas de um valor inteiro que foi dividido em partes iguais, ou seja, se um objeto qualquer for dividido, o número que representará cada uma das partes obtidas nessa divisão será chamado de fração.

A adição é uma operação matemática considerada básica, assim como a subtração, a multiplicação e a divisão. Essa operação é essencial para o nosso cotidiano e está ligada a acrescentar, juntar quantidades.

Na divisão de frações a regra é a seguinte: 1.º O numerador da primeira fração multiplica o denominador da segunda; 2.º O denominador da primeira fração multiplica o numerador da outra fração.

Para somar frações com denominadores iguais, basta somar os numeradores e conservar o denominador. Para subtrair frações com denominadores iguais, basta subtrair os numeradores e conservar o denominador.

As Operações Aritméticas Fundamentais são: adição, subtração, multiplicação e divi- são, mas juntaremos a elas outras três: potenciação, radiciação e logaritmação.