Como calcular eficiência energética?

Perguntado por: uourique . Última atualização: 18 de maio de 2023
3.9 / 5 6 votos

O método mais simples consiste em dividir a quantidade de energia gasta em relação ao total oferecido. Quando o número é igual a 1, a eficiência é máxima, pois não há desperdícios. Já quando o consumo é menor que a oferta, a capacidade é baixa.

Indicador de Eficácia
A eficácia mede o grau de cumprimento das metas. Ou seja, o objetivo é a realização e não os recursos gastos para chegar a tal resultado. Sendo assim, indicadores de eficácia têm foco no produto e no resultado obtido, estando diretamente relacionados à satisfação dos clientes.

Relatórios da eficiência da Produção em Excel
Contudo, temos a eficiência é medida pelos dois indicadores: Disponibilidade: Horas Disponíveis / (Horas Disponíveis – Horas Paradas) Eficiência sobre horas disponíveis: (Horas Disponíveis – Horas Paradas) / (Quantidade de Peça * Tempo padrão)

Em resumo, eficiência energética é diminuir o gasto de energia para produzir a mesma quantidade de produtos. Ao mesmo tempo, também busca reduzir o gasto financeiro com energia. Para isso, é necessário investir em processos e produtos energeticamente eficientes.

Existem sete classes de eficiência energética sendo a mais eficiente a classe A e a menos eficiente a classe G.

Caracteriza-se pelo desequilíbrio entre a ingestão de energia (dieta) e a energia gasta com o exercício e outras atividades diárias, resultando em um balanço energético insuficiente para o funcionamento do corpo. Esta deficiência tem implicações tanto para a saúde geral do atleta como para o desempenho esportivo.

Como calcular produtividade e eficiência? Para medir a produtividade, dividimos a quantidade do que é produzido pelo tempo que se levou para produzir, enquanto a eficiência pode ser medida pela divisão da quantidade de produtos pelos recursos utilizados.

Definição de eficiência
Capacidade de realizar bem um trabalho ou desempenhar adequadamente uma função; aptidão, capacidade, competência”. “Qualidade do que é passível de aplicação vantajosa; proveito, serventia, utilidade”. “Atributo ou condição do que é produtivo; desempenho, produtividade, rendimento”.

O cálculo da eficiência da máquina é o produto dos fatores de disponibilidade, performance e qualidade. Com este percentual conseguimos demonstrar o quanto do percentual planejado realmente foi utilizado para uma produção eficiente. Temos no exemplo acima quase 40% de perda.

Índice de Eficiência Operacional = (Despesas de Pessoal + Outras Despesas Administrativas + Despesas Tributárias) / (Margem Financeira Bruta + Receitas de Prestação de Serviços + Outras Receitas ou Despesas Operacionais).

Sendo assim, a eficiência energética (representada pela letra e) é definida como a razão entre a quantidade de energia utilizada durante a realização de alguma atividade e a energia fornecida.

O certificado energético
A sua escala possui 8 classes: A+, A, B, B-, C, D, E e F. A classe A+ caracteriza um edifício com melhor desempenho energético e a F, um imóvel de pior desempenho. Ou seja, quanto mais próximo das primeiras classes, melhor o desempenho da edificação.

Energia Oceânica ou Maremotriz
Através de geradores, essa energia é, então, transformada em elétrica. Assim como a eólica, a energia maremotriz exige pouco investimento para ser obtida. Ela também não polui e é mais uma eficiente fonte de energia renovável.

A categorização na Classe F significa que a aeronave é certificada para transportar cargas na cabine, em containers resistentes a calor e ao fogo, com um sistema inovador de detecção de incêndio por meio de câmeras térmicas.