Como calcular dosagem de levotiroxina?

Perguntado por: eperalta9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Recomenda-se 75 a 125 mcg diários sendo que alguns pacientes, com má absorção, podem necessitar de até 200 mcg/dia. A maioria dos pacientes não exige doses superiores a 150mcg/dia. A falta de resposta às doses de 200 mcg/dia sugere má absorção, não obediência ao tratamento ou erro diagnóstico.

Você deve usar Levoid apenas sob a orientação do médico.
...
Doses usuais por via oral

  1. De 1 a 5 anos: 5 a 6 mcg/kg/dia.
  2. De 6 a 10 anos: 4 a 5 mcg/kg/dia.
  3. Acima de 10 anos: 2 a 3 mcg/kg/dia, até que a dose de adulto seja atingida (usualmente de 150 mcg/dia).

Posologia para uso adulto
Puran T4 deve ser administrado em doses baixas (50 mcg/dia) que serão aumentadas de acordo com as condições cardiovasculares do paciente. - Dose inicial: 50 mcg/dia, aumentando-se 25 mcg a cada 2 ou 3 semanas até que o efeito desejado seja alcançado.

Os sintomas do hipotireoidismo costumam melhorar com 2 a 3 semanas de tratamento, mas o efeito máximo do medicamento demora pelo menos 6 semanas. Por isso, até que a dose correta da levotiroxina seja estabelecida, o paciente deve fazer doseamentos do TSH a cada 6-8 semanas.

Alguns pacientes podem exigir até 200 mcg por dia (particularmente quando há má absorção). Limite de dose para adultos: se não houver resposta clínica a doses de 150 mcg por dia, o diagnóstico pode estar errado, pode não ter havido adesão ao tratamento ou haver problemas de absorção.

Em adultos (não gestantes), os valores de referência normais para TSH são de 0,4 a 4,5 mU/L. Uma dosagem elevada (maior que 4,5 mU/L) significa que há uma queda dos níveis de hormônios tireoidianos (T3 e T4) no sangue. Nesses casos, suspeita-se de um quadro de hipotireoidismo.

Se optado por não iniciar o tratamento, deve-se repetir o TSH após seis meses a um ano. Monitorar o TSH a cada 6-8 semanas após o início do tratamento ou ajuste da dose até atingir o valor de normalidade.

Se o hipotireoidismo não for corretamente tratado, pode acarretar redução da performance física e mental do adulto, além de elevar os níveis de colesterol, que aumentam as chances de problemas cardíacos.

Os comprimidos devem ser tomados com líquido, de preferência água, por via oral, cerca de uma hora antes ou 2 horas depois do café da manhã. É recomendado que seja tomado de estômago vazio.

Moderar o consumo de soja e produtos a base de soja, pois estudos tem verificado associação entre consumo excessivo desses alimentos e hipotireoidismo; As brássicas, brócolis, couve-flor, couve-de- bruxelas, couve-manteiga, nabo, rabanete, repolho, além de alho e cebola são fontes de glicosinolatos.

TSH Alto: Sintomas para ficar atento

  • Cansaço;
  • Depressão;
  • Queda de cabelo;
  • Ganho de peso;
  • Dores musculares frequentes;
  • Lapsos de memória;
  • Intestino preso;
  • Colesterol alto.

PURAN T4 é um medicamento que possui em sua fórmula uma substância chamada levotiroxina. A levotiroxina é um hormônio normalmente fabricado pelo organismo pela glândula tireoide. O PURAN T4 é prescrito pelo médico para suprir a deficiência desse hormônio no organismo.

Café: não tome Puran T4 com café, pois pode reduzir a absorção da levotiroxina pelo intestino, tornando-a menos eficaz. Depois de tomar Puran T4 você deverá esperar pelo menos de meia hora à uma hora antes de tomar café. Os alimentos podem interferir com a absorção da levotiroxina.

— O Puran T4 pode dar resultado imediato mas, em médio prazo, deixa de produzir efeito emagrecedor. É fácil perceber quando uma pessoa está usando a substância de forma errada, porque ela fica taquicárdica e desidrata mais rapidamente — descreve André Fernandes.

A nutricionista Alexandra Marinho elaborou um cardápio detox da tireoide com aproximadamente 1200 calorias diárias, que possibilita a perda de até 5 kg em 30 dias. Para acelerar o emagrecimento, faça 40 minutos de atividade física, três vezes por semana, e não esqueça de tomar 2 litros de água diariamente.

Outra consequência do nível excessivo de levotiroxina são os efeitos físicos, como a fraqueza muscular e a arritmia cardíaca, “que também podem levar a quedas e fraturas”, lembra Rosa.

A administração concomitante de alguns medicamentos pode diminuir a absorção de levotiroxina (LT), provavelmente por ligação a ela no intestino:1,2 sais de cálcio (carbonato de cálcio) antiácidos contendo alumínio (hidróxido de alumínio),1,3-6 e, possivelmente, magnésio,6 sais de ferro (sulfato ferroso), resinas de ...

Interromper o tratamento da levotiroxina pode trazer graves consequências para a saúde de uma pessoa. Parar de tomar o medicamento ou mesmo esquecer frequentemente de ingeri-lo faz com que os sintomas do hipotireoidismo retornem.

A intoxicação pelo excesso (superdosagem) de Levotiroxina no organismo pode causar convulsões, arritmias cardíacas, insuficiência cardíaca, coma e até a morte. Respeitar a prescrição é fundamental.

Quando o TSH está acima do valor de referência e <10 mUI/L, a decisão de tratar vai depender da presença de sintomas de hipotireoidismo, níveis de anti-TPO elevado, presença de bócio, de doença cardiovascular, de insuficiência cardíaca ou fatores de risco cardiovasculares.

Em geral, o tratamento para o hipotireoidismo deve ser feito por toda a vida.