Como calcular distância entre luminárias?

Perguntado por: lfernandes . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 18 votos

O primeiro passo é descobrir quantos lux são necessários para iluminar aquele local. Em seguida, descubra quantos lúmens são necessários. Para isso, multiplique a quantidade de lux pela quantidade de m² que serão trabalhados. Por último você precisará saber quantas luminárias serão precisas.

A distância entre os spots em relação às paredes é muito importante para alcançar a iluminação adequada e para a definição da quantidade de spots. Os spots devem apresentar em média 75 centímetros a 1 metro de distância entre si.

Use 2 ou 3 spots por metro para uma boa iluminação.

Via de regra, a distância ideal entre um spot é outro é de 60 a 75 cm, ficando distantes de 15 a 20 cm da parede. A distância pode variar também dependendo do tipo de lâmpada. As de LED não produzem calor, ao contrário das lâmpadas dicroicas que geram calor e aquecem a superfície.

O método dos lúmens geralmente é o mais utilizado, pois considera a quantidade total de fluxo luminoso necessária para determinado ambiente, baseada no tipo de atividade desenvolvida, nas refletâncias das superfícies (teto, paredes e piso) e nos tipos de equipamentos (luminárias, lâmpadas e equipamentos) escolhidos.

Para saber é fácil, basta fazer um cálculo simples: para cada metro quadrado, são necessários 100 lúmens. Por exemplo, um quarto com 12 m², para ter iluminação adequada, precisa de uma lâmpada de 1200 lúmens ou duas de 600 lúmens.

Com base em uma lâmpada de 50 watts, você poderá colocar o número de até 30 lâmpadas em um disjuntor que tenha 15 amperes. Também com base em uma lâmpada de 50 watts, você poderá colocar o número de até 40 lâmpadas em um disjuntor que tenha 20 amperes.

De acordo com NBR 5410, com relação às instalações elétricas de baixa tensão, é recomendável separar os circuitos de iluminação e de força em todos os tipos de edificações e aplicações.

Em cozinhas, na bancada da pia, deve ter 2 pontos de tomadas (saindo do mesmo local ou de pontos diferentes). Varandas: pelo menos um ponto de tomada. Banheiros: um ponto de tomada, próximo ao lavatório e com distância de 60cm do box. É bom lembrar da tomada onde vai ligado o chuveiro.

A unidade de medida do fluxo luminoso ou da capacidade de iluminação de uma lâmpada chama-se “lúmen (lm)'. Cada 1 lux equivale a 1 lúmen por m².

Quanto ilumina um plafon de 25W? O plafon LED 25w ilumina em média 1700 lúmens (lm). Se você quer ter uma noção em m² da iluminação da peça, aqui está: é um modelo adequado para locais de 17 m².

Como regra geral, podemos usar a seguinte fórmula: lux médio desejado x área do ambiente. Por exemplo: se a área geral da sala tiver 8 metros quadrados, o cálculo será 8 x 150 = 1.200 lúmens.

Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.

Spots 5W — foco de luz mais amplo, geralmente possuem ajuste em até 180º. Iluminam até 120cm de área plana; Spots 7W — Foco de luz amplo responsável por uma iluminação mais intensa e uniforme. Iluminam até 150cm de área plana.

Passo a passo

  1. Teste e marque o deslocamento. Amarre um objeto em um barbante, fixe-o no teto com a fita adesiva e deixe-o pender. ...
  2. Fure o teto. Fure o teto no ponto marcado. ...
  3. Conecte o pendente. ...
  4. Finalize. ...
  5. Monte a eletrofita. ...
  6. Faça as ligações elétricas. ...
  7. Faça o acabamento. ...
  8. Finalize.

Enquanto os plafons oferecem opções de iluminação direta ou indireta, os spots são um tipo bem mais especializado de luz.

Mas afinal o que é a Lâmpada PAR20? A lâmpada PAR possui um refletor parabólico de alumínio (PAR) Parabolic Aluminized Reflector - Refletor Parabólico de Alumínio, um tipo de lâmpada amplamente utilizada em iluminação localizada comercial, residencial e em transportes.

Ela ilumina 1300 lumens com apenas 18W de consumo, sendo ideal para locais de até 12m² .

EXEMPLO: Em uma cozinha de 5m2 preciso de 300 lúmens por m2 (valor da tabela abaixo): 5x300=1500 lúmens. Veja na imagem acima que a lâmpada Bulbo LED 10W tem 80 lúmens por watt, ou seja: 80x10 = 800 lúmens. 1500/800 = 1,875 ~2 lâmpadas.

Uma alternativa para quem deseja uma casa mais conectada são os interruptores de luz Wi-Fi ou inteligentes. Eles permitem que o usuário controle o acionamento das luzes à distância, criando uma definição de horários para que os interruptores apaguem ou acionem as luzes em momentos pré-determinados.