Como calcular critério de light?

Perguntado por: azagalo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 13 votos

O critério clássico de Light caracteriza como exsu- dato o líquido pleural que apresente a relação proteínas totais do líquido pleural (PtnT-L) dividida pela relação do soro (PtnT-S) maior do que 0,5; desidrogenase lática no líquido pleural (DHL-L) maior do que 200 U/L e sua rela- ção DLH-L/DLH-S maior do que 0,6.

Os pacientes podem ser assintomáticos ou apresentar tosse, dispneia, hemoptise e dor torácica pleurítica. A macicez à percussão do tórax e diminuição do murmúrio vesicular na área afetada sugere derrame pleural e a radiografia de tórax confirma o diagnóstico [2,3].

Exsudatos são líquidos, CÉLULAS ou outras substâncias celulares eliminados vagarosamente dos VASOS SANGUÍNEOS (geralmente em tecidos inflamados). Transudatos são líquidos que passam para o ESPAÇO EXTRACELULAR dos TECIDOS através de uma membrana ou [sob pressão] de tecidos.

ADA é uma enzima que catalisa a conversão da adenosina à inosina, participando do processo de diferenciação e proliferação de linfócitos. Níveis elevados de ADA são indicadores indiretos de tuberculose meníngea, pericárdica e peritoneal.

Preste muita atenção, pois não é recomendado retirar mais que 1.200-1.500 mL, devido ao risco de edema de reexpansão pulmonar (alguns autores citam que há poucas evidências de que o risco de edema seja proporcional ao volume de líquido removido).

Como acontece o derrame pleural
Normalmente, a quantidade de líquido no espaço pleural é de cerca de 10 ml, o que gera um equilíbrio entre a sua produção e absorção. Quando o líquido não consegue ser absorvido de forma adequada, este vai acumulando aos poucos, causando um aumento de pressão sobre o pulmão.

A incidência de Laurell (decúbito lateral com raios horizontais) é muito utilizada para diferenciar derrame de espessamento pleural. Uma lâmina de líquido > 10mm nessa incidência usual- mente permite a realização de toracocentese com segurança.

O DHL elevado no líquido pleural em geral está associado a tuberculose, derrame parapneumônico, empiema e neoplasia. A glicose menor que 60 mg/dL no LP indica atividade inflamatória ou infecciosa (Tuberculose, derrame parapneumônico, pleurite reumatóide, neoplasia, etc).

O derrame pleural (DP) mínimo é definido como < 10 mm de espessura por tomografia ou radiografia de tórax em decúbito lateral. Na 7ª edição do AJCC, o estadiamento TNM classifica a presença de DP malignos como M1a. No entanto, nem toracocentese nem biópsias pleurais são recomendadas para DP mínimos.

O derrame pleural resulta de um desequilíbrio entre a produção e a reabsorção do líquido pleural. Normalmente, o espaço pleural contém uma quantidade muito pequena desse líquido, que serve para lubrificar a região e facilitar o deslizamento do pulmão dentro da caixa torácica durante a respiração.

Estertores finos ou crepitantes: ocorrem no final da inspiração, possuem alta frequência (agudos) e têm curta duração, e costumam aparecer ao fim da inspiração. Não se modificam com a tosse. Comumente são comparados ao atrito de cabelos próximo à orelha.

As características do exsudato devem ser avaliadas, incluindo a quantidade, tipo e odor. A quantidade de exsudato é caracterizada em nenhuma, pequena, moderada e grande. O tipo de exsudato pode ser descrito como seroso, serossanguinolento, sanguinolento, purulento, amarelo, marrom ou verde.

Os exsudatos formam-se devido a vazamento de líquido e proteínas ao longo de uma membrana capilar alterada com aumento da permeabilidade.

Aparência fluida - o líquido pleural geralmente é amarelo claro e transparente.

Área Diretamente Afetada (ADA) - área que sofre diretamente as intervenções de implantação e operação da atividade, considerando alterações físicas, biológicas, socioeconômicas e das particularidades da atividade.

Esse esquema consiste em uma pílula única unindo todos os fármacos necessários para o tratamento, onde tem como objetivo interferir no sistema enzimático do bacilo ou esses bloqueia a síntese de algum metabólito essencial para o crescimento desse bacilo.

A ADA é a área utilizada pelo empreendimento, ou seja, aonde ele está localizado. Nela tem-se os impactos diretos mais significativos provenientes da instalação, manutenção e operação. A AID é uma extensão da Área Diretamente Afetada (ADA), sendo mais abrangente, porém ainda passível de sofrer impactos diretos.