Como calcular cimento areia e brita para calçada?

Perguntado por: tlacerda . Última atualização: 19 de abril de 2023
4.2 / 5 11 votos

Cálculo para os materiais do concreto

  1. Cimento = volume total x rendimento do cimento;
  2. Areia média = volume total x rendimento da areia;
  3. Pedra brita 1 = volume total x rendimento da pedra.

É recomendável, para a confecção do concreto, o emprego do traço (em volume) 1:2:3 que, com utilização de latas de 18 L, é o seguinte: 1 saco de cimento; 4 latas de areia; 6 latas de pedra; 1 1/2 latas de água.

Informações muito importantes: pela norma, o contrapiso deve ter no mínimo 2 cm e no máximo 5 cm de espessura e ele pode ser feito no traço de 3:1 (3 medidas de areia para 1 de cimento) ou 4:1 (4 medidas de areia para 1 de cimento). Esse traço pode variar de acordo com o seu profissional ou pela qualidade do material.

Para descobrir quantidade de sacos de cimento que serão utilizados a conta é: cada saco (50kg), correspondente a aproximadamente 38 litros, vamos dividir 300l por 38litros/saco = 7,9 sacos. Isso significa que para cobrir 80m² de parede, serão necessários 8 sacos de cimento. De forma parecida será o cálculo da areia.

Neste caso, o traço do concreto que mostramos a você (1 saco de Cimento Mauá de 50kg, 8 ½ latas de areia, 11 ½ latas de pedra, 2 latas de água) é suficiente para cobrir 0,25m³, ou 14 latas de 18 litros cada.

Os pisos intertravados de concreto para construção calçadas devem apresentar resistência à compressão maior ou igual a 35 MPa, e espessura de seis, oito ou dez centímetros, conforme projeto.

O primeiro passo é misturar o cimento e a areia na proporção de 3:1. Em seguida, adicione água aos poucos até obter uma mistura homogênea. Por último, acrescente o aditivo para cimento (se for usar) e misture novamente. Para aplicar a massa de cimento na calçada, basta espalhar uniformemente com uma vassoura ou rodo.

Concreto 3 por 1 é um tipo de concreto especializado que é produzido a partir de uma combinação de três materiais principais: cimento Portland, água e agregado.

O paver e o concreto são dois tipos de materiais muito usados em calçadas. Por isso, conhecer a diferença entre eles é fundamental.

O material deve ser preparado em traço aproximado de 1:3 (uma lata de cimento para três latas de areia) e adição moderada de água, até a argamassa apresentar consistência de “farofa”.

Em um metro quadrado, são usados cerca de 30 litros de areia e 10 de cimento. Para realizar o cálculo, divida 10 quilos de cimento por metro quadrado e multiplique o valor pela área total da obra para obter a quantidade exata de cimento necessária.

O consumo médio fica entre 17 kg e 20 kg de argamassa a cada metro quadrado de área, a 1 cm de espessura. Em um ambiente de 12 m2, um contrapiso de espessura 2 cm consumirá: 17 kg x 12 m2 x 2 cm = 408 kg. Também são levadas em conta área a rebocar e espessura da camada de argamassa.

Fazendo um cálculo simples chegaremos a aproximadamente 2,03 sacos para cada metro quadrado de construção.

1 M3 são, aproximadamente, 78 sacos. (Podendo variar conforme a produção do ensacado).

Principais traços

  • 1 saco de cimento 50 kg;
  • 4 latas de 18 litros de areia;
  • 5 latas e ½ de 18 litros de brita;
  • 1 lata e ¼ de 18 litros de água.
  • Rendimento: 8 latas de concreto.

Ou seja, são necessários 87 sacos de argamassa para assentar 30 m² de contrapiso.