Como calcular CCP e CCL?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Sendo assim, para calcular o CCL, primeiro é necessário ter os valores do ativo circulante e do passivo circulante, ou seja, fazer o cálculo das contas a pagar e a receber da empresa no período de até um ano.

Liquidez corrente = ativo circulante / passivo circulante.

O que é Contraparte Central? A Contraparte Central (CCP) é uma função essencial no mercado financeiro que se coloca na posição de realizar uma contraparte para todas as operações financeiras que venham a ser realizada entre investidores.

CPP ou Custo da Produção do Período é a soma dos custos incorridos no período dentro da fábrica (processo produtivo). CP = MP + MOD + CIF. CPA ou Custo da Produção Acabada é a soma dos custos contidos na produção acabada do período.

CCL = ativo circulante (AC) – passivo circulante (PC)
Sendo assim, para calcular o CCL, primeiro é necessário ter os valores do ativo circulante e do passivo circulante, ou seja, fazer o cálculo das contas a pagar e a receber da empresa no período de até um ano.

Existe uma fórmula específica e muito simples, utilizada para o cálculo do capital circulante líquido. Veja: CCL = AC (ativo circulante) – PC (passivo circulante).

O capital circulante líquido (CCL) deve refletir a liquidez das empresas, com base na relação risco-retorno: quanto maior o CCL de uma empresa, menores serão sua liquidez e sua rentabilidade.

O volume do ccl é afetado de maneira positiva ou negativa, por inúmeras transações efetuadas pela empresa. Entre as operações destacam-se: A – Transações que elevam o CCL: Ocorrência de um fluxo de caixa positivo, proveniente de operações.

A análise dinâmica do capital de giro líquido apresenta duas novas variáveis que complementam a análise clássica, permitindo uma melhor compreensão da composição e gestão do CCL nas organizações: a Necessidade de Investimento em Giro (NIG) e o Saldo em Tesouraria (ST).

Capital circulante líquido corresponde a diferença entre o Ativo e o Passivo Circulante de uma companhia. Em outras palavras, é o capital da empresa que possui liquidez e pode ser utilizado facilmente para fins de giro de estoque e pagamentos de dívidas com vencimento no curto prazo.

A administração contábil das empresas utiliza 4 tipos de indicadores de liquidez para se organizarem:

  • Liquidez Corrente;
  • Liquidez Seca;
  • Liquidez Imediata;
  • Liquidez Geral.

Diferença entre os índices de Liquidez corrente
Cada um é calculado de uma maneira, com resultados numéricos. Quando o grau calculado de liquidez corrente é menor que 1, isso pode indicar que a empresa não tem capacidade financeira para honrar seus compromissos de curto prazo.

  1. Tem pressa em acessar os lucros dos seus investimentos? ...
  2. Índice de Liquidez Imediata = Disponibilidades / Passivo Circulante.
  3. Índice de Liquidez Corrente (ILC) = Ativo Circulante / Passivo Circulante.
  4. Liquidez Seca = (ativo circulante – estoque) / passivo circulante.

Entenda o que é CPP
A sigla CPP significa Contribuição Previdenciária Patronal, mas o que isso quer dizer? Basicamente, é o tributo federal destinado ao financiamento da Previdência Social de nosso país. Essa arrecadação é feita através das remunerações totais que a empresa concede aos seus colaboradores durante o mês.

Capital de giro próprio
Como o próprio nome diz, esse tipo de capital é o que a empresa possui, sem necessidade de empréstimo. Corresponde à diferença positiva entre o Ativo Circulante e o Passivo Circulante. Ou seja, as contas estão equilibradas.

A entidade deve baixar o passivo financeiro (ou parte do passivo financeiro) de seu balanço patrimonial quando, e apenas quando, ele for extinto, ou seja, quando a obrigação especificada no contrato for liquidada, cancelada ou expirar.

A CPP (Contribuição Patronal Previdenciária) é uma contribuição federal usada para financiar a Previdência Social. Para calcular o valor da CPP são usados os valores consolidados do que a empresa pagou em pró-labore, em salários para empregados e também em remuneração de autônomos.