Como calcular argumento números complexos?

Perguntado por: apacheco7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Para calcular o argumento de um número complexo, é fundamental nos lembrarmos de como se calcula o módulo desse número e o seu significado. Sendo Z(x,y) a representação do número complexo z = x + yi, |z| é igual à distância que esse número se encontra em relação à origem quando representado geometricamente.

pelas relações trigonométricas: No caso dos números complexos: No caso o número z = 5+5i, então: o ângulo que possui seno = cosseno = é rad (45°).

2-Argumentos de comprovação
Dessa forma, é um ótimo recurso para se utilizar no momento de comprovar a sua tese – ou seja, trazer informações que contribuam com o seu ponto de vista e ajudem a convencer o leitor da sua opinião.

O argumento do número complexo z = 2 + 2i é 45°.

4096

Portanto, se z = 2 - 2i então z8 é igual a 4096.

Então, esse módulo daqui, "|3 - 4i|", vai ser igual a 5.

Logo, a forma algébrica de z no caso 3z=z-(-8+6i) é z=4-3i.

O módulo do número complexo Z = a+bi é dado pela distancia do ponto de coordenadas (a,b) à origem O do sistema.

No estudo dos números complexos deparamo-nos com a seguinte igualdade: i2 = – 1. A justificativa para essa igualdade está geralmente associada à resolução de equações do 2º grau com raízes quadradas negativas, o que é um erro.

A letra i acompanha a parte imaginária e dependo do valor de sua potência ela irá assumir um valor que irá facilitar vários cálculos. i 0 = 1, pois todo número ou letra elevando à zero é um.

A forma algébrica dos números complexos é representada por Z = a + bi. Na fórmula, o “i” é denominado de unidade imaginária e “a e b” são números reais chamados, respectivamente, de parte real Z e parte imaginária de Z.

Os argumentos devem ter um embasamento, nunca deve-se afirmar algo que não venha de estudos ou informações previamente adquiridas. Os exemplos dados devem ser coerentes com a realidade, ou seja, podem até ser fictícios, mas não podem ser inverossímeis.

  • Argumento de autoridade. É quando se utiliza uma personalidade importante para o tema que se está abordando ou até mesmo uma fala dela para enfatizar ainda mais seu ponto de vista sobre o assunto. ...
  • Argumento histórico. ...
  • Argumento de exemplificação. ...
  • Argumento de provas concretas. ...
  • Argumento de comparação.

Sabemos que um número complexo possui forma geométrica igual a z = a + bi, onde a recebe a denominação de parte real e b parte imaginária de z. Por exemplo, para o número complexo z = 3 + 5i, temos a = 3 e b = 5 ou Re(z) = 3 e Im(z) = 5.

A alternativa correta é a letra “A”.

Se a=0 o número complexo 0+bi=bi recebe o nome de número imaginário puro. Exemplos: z=3+0i é um número real, pois Re(z)=3 e Im(z)=0. z=7+4i é um número complexo, pois Re(z)=7 e Im(z)=4.

No número complexo z = (k + 5) - 4i, temos que: k + 5 é a parte real do número complexo. -4 é a parte imaginária do número complexo.

Continuar lendo Como ter bom argumento?