Como calcular área de Semi-círculo?

Perguntado por: lmelo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

Área do semicírculo: um semicírculo é um círculo dividido ao meio. Então, basta dividir a área do círculo (de raio igual a 6 cm) por dois para obter a área desse semicírculo.

Metade de uma circunferência.

Como calcular uma área? Para calcular a área de uma superfície, o comum é multiplicar o valor da base (b) pela altura (h) do objeto.

Some a metragem da frente com a dos fundos e divida por 2 e depois some a metragem dos lados e divida por 2. Multiplique estes 2 valores e terá a metragem quadrada do terreno.

Um polígono é irregular quando seus lados não são todos iguais e seus ângulos internos não tem a mesma medida. Na geometria plana, existem diferentes tipos de polígonos irregulares. Para muitos deles, há uma fórmula matemática para se calcular sua área; outros requerem um método diferente.

Entendemos por loteamento irregular o terreno que tem registro no Cartório de Registro de Imóveis, mas não cumpre com todos os requisitos que são estabelecidos pela Prefeitura local para aquela área.

A área de um círculo de raio 3 m é 28,26 m².

Para não esquecer: um semicírculo é sempre a metade de um círculo!

O falso prefixo semi-, após a reforma ortográfica, passou a ser separado do segundo elemento por hífen somente nos casos em que este inicia por "i" ou "h". Portanto, o correto é semicírculo, sem hífen.

1) Um círculo é um espaço geométrico num plano (a duas dimensões, portanto). 2) Uma circunferência é uma linha imaginária que delimita o círculo. 3) Um ciclo é um conjunto finito de acções, acontecimentos ou transformações, passíveis de repetição (e repetidas dentro do ciclo pela mesma ordem inicial).

Raio e diâmetro da circunferência
Lembre-se que o raio da circunferência é um segmento que liga o centro da figura a qualquer ponto localizado em sua extremidade. Já o diâmetro da circunferência é um segmento de reta que passa pelo centro da figura, dividindo-a em duas metades.

Vamos analisar cada caso.

  • Circunferências tangentes. a) Tangentes externas. ...
  • Circunferências externas. Duas circunferências são consideradas externas quando não possuem pontos em comum. ...
  • Circunferências secantes. ...
  • Circunferências internas. ...
  • Circunferências concêntricas.

A área equivale ao tamanho da superfície, e o perímetro o resultado da soma dos seus lados. Em geral, para encontrar a área multiplica-se a base das figuras pela altura (h). Já no perímetro soma-se os segmentos de reta que compõem o contorno (lados).

O volume do cilindro é calculado pela multiplicação entre a área da base e a altura.

O cilindro é um sólido geométrico composto por duas bases no formato de círculos e paralelas, e uma área lateral que as conecta. O fato de a base do cilindro ser um círculo faz com que ele seja classificado como corpo redondo.

Embora a área de um círculo se calcule geralmente com o raio, que é metade do diâmetro, a área também se pode encontrar diretamente pelo comprimento do diâmetro com a equação da área igual a 1/4 * pi * diâmetro ao quadrado.

Como tem dois lados iguais e um lado diferente, para calcular o perímetro só temos que multiplicar o comprimento do lado que se repete por 2, e depois somar o comprimento do lado diferente.