Como calcular a variação da quantidade de movimento?

Perguntado por: ribrahim . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Para calcularmos o módulo da quantidade de movimento, é necessário que se multiplique a massa do corpo por sua velocidade, mas também é necessário que as unidades de medida estejam definidas de acordo com as unidades do SI. Dessa maneira, é preciso dividir a velocidade, que está em km/h, por 3,6.

O deslocamento é simplesmente a diferença entre a posição das duas marcas e é independente do caminho tomado entre as duas marcas. A distância percorrida, contudo, é o comprimento total do caminho tomado entre as duas marcas.

Pode ser dividida em quatro tipos: movimento uniforme, movimento uniformemente variado, movimento circular uniforme e movimento circular uniformemente variado. Dinâmica: já esta área estuda as causas que levaram o corpo a se movimentar.

Por exemplo, imagine uma bola em repouso. Sabemos que, como a sua velocidade é nula, a sua quantidade de movimento também é nula. Agora, se um jogador chuta a bola, ela adquirirá uma certa velocidade e, consequentemente, uma certa quantidade de movimento.

Rudolf Laban classificou os elementos e/ou fatores do movimento como Fluência, Espaço, Peso e Tempo.

V = v0 + a .
A distância será o resultado da multiplicação da velocidade pelo tempo, somada a aceleração multiplicada pelo tempo ao quadrado divido por dois: Não pare agora...

As equações horárias do movimento uniformemente variado (MUV) são necessárias para encontrar a aceleração, velocidade e posição dos corpos. Além disso, são importantes para entender a importância dos freios e dos aceleradores nos automóveis.

Movimento Uniforme, MU, e Movimento Uniformemente Variado, MUV.

O movimento retilíneo uniforme é caracterizado por uma trajetória retilínea, que não forma curvas no espaço, seja na horizontal ou vertical. A principal marca do MRU é a velocidade sempre constante, e é daqui que surge o termo “uniforme”, ou seja, que não tem variação.

A força resultante é a soma vetorial de todas as forças aplicadas a um corpo. De acordo com a Segunda Lei de Newton (Princípio Fundamental da Dinâmica), a força resultante é igual o produto da massa pela aceleração.

No movimento uniformemente variado, temos 3 tipos diferentes de gráfico: o espaço versus o tempo, a velocidade versus o tempo, e a aceleração versus o tempo.

Uma vez que varia da mesma forma, o que revela constância, o movimento é chamado de uniformemente variado. A trajetória reta desse movimento pode ocorrer na horizontal ou na vertical. Exemplo disso é um carro percorrendo uma trecho retilíneo em uma estrada ou um foguete sendo lançado ao espaço.

O MRUV é caracterizado pela alteração da velocidade do corpo. A equação que fornece a velocidade do corpo em um instante qualquer é a chamada função horária da velocidade: v (t) = v0 + a .

Deslocamento é uma grandeza vetorial que pode ser calculada a partir da diferença entre outras duas grandezas vetoriais: a posição final (SF) e a posição inicial (S0) de um móvel.

Vemos então que distância percorrida significa o quanto o móvel andou e, variação de espaço é a subtração do espaço final pelo espaço inicial do móvel, dois conceitos diferentes. Confira um vídeo para entender melhor os conceitos de distância percorrida e variação de espaço.

MU; MRU; e MRUV. Nessa aula você vai aprender os conceitos fundamentais para resolver problemas com MU – Movimento Uniforme; MRU – Movimento Retilíneo Uniforme, e de MRUV – Movimento Retilíneo Uniformemente Variado. Todos eles estão relacionados aos estudos do Movimento na Física.