Como calcular a tensão nos terminais do gerador?

Perguntado por: ailha . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Para facilitar os cálculos podemos obter uma equação que relaciona a tensão com a corrente no gerador, essa equação é chamada de equação característica e é assim escrita: U = E - Ri .

- A tensão no gerador elétrico é igual à soma de todas as tensões dos resistores: V = V1 + V2 + V3 + V4 .. - A equação que calcula a tensão em um ponto do circuito é: V = R . i , então teremos a equação final: Req .

Como é feito o cálculo?

  1. Verifique e some o valor da potência ou do consumo em quilowatts (KW) dos equipamentos que serão conectados ao gerador;
  2. Multiplique o resultado por 1,3 para manter uma margem de segurança;
  3. Multiplique a carga nominal pelo valor apresentado na etiqueta do fabricante para encontrar o valor do pico.

Multiplicar o valor de consumo em Watts por 1,52 para obter o valor VA. Agora, pegue o valor obtido no item 2 e multiplique por 1,3 (para adicionar uma folga de 30% de segurança) A letra “k” representa o valor 1000, portanto 1 kVA equivale a 1.000 VA.

A tensão de saída é igual à tensão de entrada vezes uma razão entre resistores: o resistor de baixo dividido pela soma dos resistores.

A tensão arterial é considerada normal quando está no intervalo entre 8 (mínima) e 12 (máxima). Uma tensão arterial com valores acima de 14/9 é considerada elevada e, se frequente, pode provocar a hipertensão. Por sua vez, uma tensão arterial com valores abaixo de 9/8 é considerada baixa e pode levar à hipotensão.

O valor da tensão gerada por um gerador CA depende da intensidade do campo e da velocidade do rotor. Como a maioria dos geradores funciona com velocidade constante (geradores síncronos), o valor da fem induzida (ou tensão gerada) é controlado através da excitação do campo.

A fórmula para calcular é Potência (VA) = Tensão (Volts) x Corrente (Ampère). Normalmente, a potência do gerador é definida em função de um sistema trifásico.

v = E - i.r , o gerador real, fica caracterizado por dois parâmetros a f.e.m. E e a resistência interna r.

Para medir a diferença de potencial entre dois pontos num circuito, basta tocar nesses dois pontos com os dois terminais do voltímetro. Para usar um multímetro como voltímetro, roda-se o botão para a posição de voltagem contínua e ligam-se os dois cabos de medição nas saídas idetinficadas por COM (comum) e V (volts).

A tensão nominal é o limite de corrente energética que um equipamento ou instalação é capaz de suportar. Dito de outra forma, é a tensão que não deve ser excedida pelo aparelho durante o seu funcionamento.

Potencia máxima de 8KVA, equipado com tanque de 25 litros que proporciona aproximadamente 7,5 horas de autonomia.

O que posso ligar em um gerador de 800w

  • Osciloscópio Endoscopia (5)
  • Equipamentos p/ Arrefecimento (3)
  • Calibre de Folga (1)

Portanto, o motogerador para arrancar um motor elétrico 2.0CV, precisará de 4.500 Watts, e após a inércia, volta a consumir somente 1500 Watts (2CV x 750 W).

1000

Kva: unidade de medida do gerador
Cada kVA é uma medida equivalente a 1000 voltamperes (1 kVA = 1000 VA). Essa potência é considerada teórica, pois é a soma vetorial entre a potência ativa do sistema (ou o Watts) e a potência reativa do sistema (ou o Var).