Como calcular a tensão admissível?

Perguntado por: rbarros . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 12 votos

Como sempre, a tensão admissível é calculada dividindo a tensão de falha (nesse caso, a tensão de ruptura ) pelo fator de segurança . Podemos definir e aplicar a condição para as duas hastes de forma genérica.

É calculada dividindo a força de ruptura pela área da secção do corpo de prova. As unidades expressas são a MPa, Kgf / cm2 ou Psi ( libras por polegada quadrada ).

Em geral, a segurança é definida por uso (não por tipo de material). O uso estrutural pode tê-lo como 1,5.

Já a tensão admissível do aço depende do coeficiente de segurança do projeto. Quanto ao módulo de elasticidade, é de 190 GPa (27577 ksi), porém, ainda pode chegar a 210 GPa (30458 ksi). Por ser um aço para beneficiamento com baixa temperabilidade, não é recomendado o uso para seções superiores a 60 mm.

A determinação da capacidade de carga pode ser feita tanto teoricamente, empregando fórmulas teóricas ou semi-empíricas existentes ou experimentalmente, através da execução de provas de carga. São apresentadas a teoria de Rankine e a teoria de Terzaghi para o cálculo da capacidade de carga dos solos.

Existem diversos métodos para medição de resistividade, o principal utilizado é a sondagem elétrica vertical, utilizando o arranjo o Wenner, que utiliza um Megger, instrumento de medida de resistência que possui quatro terminais, dois de corrente e dois de potencial, cada qual é conectado a um eletrodo.

Obtém-se as tensões dividindo-se as forças medidas nas prensas pela área da seção transversal da barra, e a deformação (alongamento específico) dividindo-se o alongamento pelo comprimento ao longo do qual ocorre a deformação.

O Índice de Resistência à Penetração do Solo (nspt) é um índice amplamente utilizado por engenheiros antes de se construir diversos tipos de empreendimentos. O nspt corresponde ao número de golpes necessários para à cravação de amostrador de sondagem à percussão (spt), considerando apenas os 30 cm finais.

O ensaio SPT é realizado pela cravação do amostrador padrão tipo raymond em 45cm do terreno, com golpes sucessivos de um martelo de 65 kgf em queda livre, de uma altura de 75cm, sobre a cabeça de cravação conectada às hastes de sondagem e ao amostrador.

Conceito de Tensões nos Solos
Os esforços que solicitam um maciço - provenientes de seu peso próprio, da carga de uma estrutura ou da ação de um veículo – produzem tensões na totalidade de seus pontos(ou de suas partículas).

Esta Norma estabelece os requisitos exigidos para encomenda, fabricação e fornecimento de barras e fios de aço destinados a armaduras para estruturas de concreto armado, com ou sem revestimento superficial.

A sigla FCK (do inglês, Feature Compression Know) foi traduzida para o português como Resistência Característica do Concreto à Compressão, um conceito imprescindível para calcular com exatidão a medida de material com relação à estrutura que será utilizada.

O aço 1020 possui uma resistência a tração de 410 MPa, um limite de escoamento de 300 MPa e um alongamento de 33%.

1) A Resolução nº 505/2001 da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica estabelece limites de 201 a 231 V (para tensão fase-neutro) para o fornecimento de energia elétrica pelas concessionárias no Brasil, considerando valor nominal de 220/380V, trifásico.

Exemplo: Se a parede tiver 4 metros de comprimento, o peso que a sapata vai aguentar será de 4 X 7.500 = 30.000 kilograma ou 30 toneladas.

  1. LOTAÇÃO = PBT - TARA. LOTAÇÃO = (22,00 + 7,50) - 10,00 = 19,50t.
  2. Cálculo da capacidade de carga do semi-reboque. LOTAÇÃO = PBTC - TARA. LOTAÇÃO = (19,50 + 37,20) - 13,00 = 43,70t.
  3. Capacidade de carga do reboque. LOTAÇÃO = PBT - TARA. LOTAÇÃO = (120,00 - 35,00) = 85,00t.

Assim, para medirmos a carga elétrica de um corpo, é só multiplicarmos a carga fundamental pelo número de elétrons. Em que: Q é o módulo da carga elétrica, com unidade em Coulomb (C); n é o número de elétrons que está faltando ou sobrando (sem unidade);

A quantificação do valor da resistência de aterramento pode ser traduzida através da relação entre o valor da tensão resultante no eletrodo e o valor da corrente injetada no solo através do mesmo.

O DCP é um ensaio empírico que permite avaliar o grau de compactação do solo, através da avaliação de sua resistência à penetração e estima, dessa maneira, o módulo de deformabilidade da camada compactada.