Como calcular a soma dos termos de uma PA infinita?

Perguntado por: lrosa . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

A soma dos termos de uma PA é dada pela multiplicação da metade do seu número de termos pela soma do primeiro com o último termo.

Assim sendo, para obter a soma de todos os termos, basta somar o primeiro termo com o último, multiplicar esse valor pelo número de termos que queremos somar e por fim dividir por 2.

Uma PG pode ser classificada como finita, quando existir uma qualidade limitada de termos, ou infinita. Além disso, também classificamos a PG de acordo com seu comportamento, podendo ser crescente, decrescente, constante e oscilante. Essa classificação depende diretamente da razão q.

Resposta verificada por especialistas
Resposta: 10 termos.

Portanto são 8 termos.

Portanto, através dessa ideia, Gauss conseguiu calcular rapidamente a soma de todos os números entre 1 e 100, obtendo o resultado de 5050.

Portanto, a progressão aritmética (-3, 1, 5, ..., 113) tem 30 termos.

Assim, a soma dos 30 primeiros termos da PA é 3105. Gabarito: letra B. Para calcular essa soma, podemos usar a soma dos termos de uma PA. Para isso, basta saber o primeiro e o último número ímpar da sequência e a quantidade de números ímpares no intervalo.

Exemplo: (2, 5, 8, 11, 14, 17, 20, 23...) Essa é uma sequência que pode ser classificada como progressão aritmética, pois a razão r = 3 e o primeiro termo é 2.

Para encontrar o décimo termo dessa PA, basta continuar somando a razão ao último termo até encontrá-lo.

Portanto, a soma dos termos da PG infinita é 1.

A expressão matemática da soma dos termos de uma PG infinita é recomendada na obtenção da fração geratriz de uma dízima periódica simples ou composta.

Exercício 3: calcule a soma de todos os números de 101 até 201. Resposta: 45 .

Aqui, foi possível estabelecer analogias como: "se 6 + 2 = 8, então 60 + 20 = 80".