Como calcular a quantidade de watts por metro quadrado?

Perguntado por: eboaventura . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

EXEMPLO: Em uma cozinha de 5m2 preciso de 300 lúmens por m2 (valor da tabela abaixo): 5x300=1500 lúmens. Veja na imagem acima que a lâmpada Bulbo LED 10W tem 80 lúmens por watt, ou seja: 80x10 = 800 lúmens. 1500/800 = 1,875 ~2 lâmpadas.

1700 lúmens

Quanto ilumina um plafon de 25W? O plafon LED 25w ilumina em média 1700 lúmens (lm). Se você quer ter uma noção em m² da iluminação da peça, aqui está: é um modelo adequado para locais de 17 m².

O valor de watts é igual aos amps multiplicados pelos volts. E só! Em outras palavras, watt = amp × volts. Em certos casos, você encontrará essa fórmula escrita na forma W = A × V.

Como calcular o consumo de energia elétrica de sua unidade consumidora? Para calcular o consumo de um equipamento elétrico, verifique a potência W (Watts) do mesmo, multiplique esta potência pelo tempo estimado de funcionamento (Horas Por Dia) e divida por 1.000.

Como regra geral, podemos usar a seguinte fórmula: lux médio desejado x área do ambiente. Por exemplo: se a área geral da sala tiver 8 metros quadrados, o cálculo será 8 x 150 = 1.200 lúmens.

Ela ilumina 1300 lumens com apenas 18W de consumo, sendo ideal para locais de até 12m² .

Sua luz amarela é indicada para ambientes de descanso, como salas e quartos, mas você pode utilizá-la onde sua imaginação permitir! Ela ilumina 1680 lumens com apenas 24W de consumo, sendo ideal para locais de até 16m² .

Sendo assim, a relação de lúmens por watts representa a eficiência luminosa de uma lâmpada ou luminária. Quanto maior a emissão de luz (lúmens) para o menor consumo de energia em Watts, melhor será a eficiência luminosa de uma luminária ou lâmpadas de LED.

Como projetar iluminação residencial? Aprenda em 7 passos

  1. Pense na iluminação desde o começo. ...
  2. Conheça os tipos de iluminação. ...
  3. Escolha um tipo de lâmpada. ...
  4. Observe as especificações das luminárias. ...
  5. Escolha uma cor de iluminação. ...
  6. Respeite cada cômodo. ...
  7. Não deixe de improvisar.

As lâmpadas de LED são até 10 vezes mais eficientes que as incandescentes e as halógenas, e 2,5 vezes mais eficientes que as fluorescentes, em termos de iluminação. Isso significa que uma lâmpada de LED de 10W fornece uma luminosidade semelhante à incandescente de 100W.

Quanto maior a metragem, mais luz será necessária.
Uma boa dica para encontrar o ponto preciso de iluminação necessária é multiplicar por 16 a quantidade de metros quadrados do ambiente (largura pelo comprimento). Quer saber mais sobre a iluminação ideal?

Ela ilumina 1400 lumens com apenas 24W de consumo, sendo ideal para locais de até 14m² .

Ele ilumina 850 lumens com apenas 12W de consumo, sendo ideal para locais de até 8m² ou para corrigir pontos de sombra.

Como calcular a potência elétrica
Como qualquer outro tipo de potência, a potência elétrica pode ser calculada dividindo-se a energia consumida, ou transformada, pelo intervalo de tempo.

A Potência total (VA) é obtida somando a potência (VA) de todas as peças associadas ao circuito.

Fórmula de potência elétrica
Quando temos o valor da corrente elétrica e da diferença de potencial, podemos pensar na potência como: Pot = U * i, onde: U = diferença de potencial; i = corrente elétrica.

Consumo = (potência em watt/1000) x (tempo em horas) = total em kWh.

O consumo de energia elétrica é obtido a partir da multiplicação da potência elétrica, em quilowatts (kW) pelo tempo de utilização da carga, em horas. Essa multiplicação resultará em um número que terá, como unidade de medida, o quilowatt hora, representado por kWh.

Sendo assim, para calcular o valor de demanda de energia necessária, basta verificar o consumo de energia durante a instalação e dividir pelo tempo em que foi verificado o consumo.

O método dos lúmens geralmente é o mais utilizado, pois considera a quantidade total de fluxo luminoso necessária para determinado ambiente, baseada no tipo de atividade desenvolvida, nas refletâncias das superfícies (teto, paredes e piso) e nos tipos de equipamentos (luminárias, lâmpadas e equipamentos) escolhidos.