Como calcular a quantidade de comida na dieta?

Perguntado por: amedeiros . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Para fazer essa conta, existem diversas opções, porém, a mais fácil é o método direto, como você pode ver a seguir:

  1. manter o peso: multiplicar 25 ou 30 pelo peso atual;
  2. engordar: multiplicar 30 ou 35 pelo peso atual;
  3. emagrecer: multiplicar 20 ou 25 pelo peso atual.

Temos abaixo uma fórmula simples e eficaz para definir os preços do cardápio: Custos + despesas + lucros = preço de venda.

Tire proveito. Para usufruir dos seus benefícios, adote a proporção 3 para 2, isto é, 3 colheres de sopa de arroz para 2 de feijão. Assim, você obtém nutrientes em perfeito equilíbrio. E em matéria de calorias, ambos somam 239 (1 colher de sopa de arroz contém 41 e 1 de feijão, 58).

Numa refeição completa e equilibrada, para um adulto, recomenda-se que alimentos como o arroz ou batata preencham cerca de ¼ do prato (cerca de 140g).

Como montar um plano alimentar para um paciente

  1. Conheça o perfil do paciente. ...
  2. Investigue avaliações nutricionais anteriores. ...
  3. Faça avaliação física. ...
  4. Evite se basear apenas em calorias. ...
  5. Monte um cardápio diversificado. ...
  6. Estimule o paciente a uma mudança de vida. ...
  7. Faça bom uso da tecnologia.

Para calcular quanto do custo de cada um deles deve entrar na marmitex, basta dividir o preço do quilo de cada um pela quantidade de porções que ele rende. Por exemplo: se o quilo do feijão custa R$ 7,00 e ele rende 30 porções, é só fazer o cálculo de 7 + 30 = 0,23.

Os 5 passos para montar o seu

  1. Coloque o cardápio no papel. ...
  2. Escolha a quantidade de carboidratos, proteínas, frutas e legumes. ...
  3. Varie na forma do preparo dos ingredientes. ...
  4. Deixe pronto e semipronto os alimentos. ...
  5. Prepare seu café da manhã com antecedência.

Para que esses alimentos não se tornem os vilões da balança, é preciso atentar à quantidade: duas a três colheres de arroz e meia concha de feijão por dia estão ótimas. Veja um cardápio para perder peso consumindo a dupla mais amada do Brasil.

O que jantar para emagrecer?

  • Legumes e verduras, preferencialmente orgânicos;
  • Fontes de proteínas vegetais;
  • Fontes de proteínas magras, como filé de frango, ovos e peixes;
  • Frutas com menor teor de açúcar;
  • Bebidas vegetais sem açúcar;

"Em grande quantidade, ele faz a pessoa engordar mais rápido", diz. Por isso, o ideal é não consumir mais que quatro colheres de sopa do grão por dia. Quanto ao valor calórico, não há grandes diferenças entre os vários tipos.

Uma das maneiras de medir a quantidade ideal de comida no prato é considerando o valor nutricional e calórico de cada alimento. Isso significa que alimentos densamente calóricos, mesmo os mais saudáveis, devem ser consumidos de forma moderada, enquanto os demais podem estar presentes em maior quantidade.

A prática é feita por meio de uma balança de cozinha de alimentos. Na maioria das vezes, o alimento já está cozido na hora de colocar na balança. Além disso, Giovanna não indica a pesagem de determinados itens. “Alguns alimentos como frutas, legumes e verduras não oriento pesar, pois não vejo necessidade”, conta.

1000 calorias

Para emagrecer, normalmente é recomendado reduzir entre 250 a 1000 calorias diariamente da dieta ao gasto calórico total. O valor de calorias que se retira varia de acordo com o peso atual, o peso desejado, o sexo, a idade, a altura, o tempo da dieta e a energia gasta nas atividades ao longo do dia.

A porção individual recomendada é de 80 a 100g de macarrão cru por pessoa, pois depois de cozido ele triplica de volume, chegando em torno de 250g de massa cozida.

Após se debruçar sobre 21 pesquisas, especialistas canadenses notaram que o consumo diário de 130 gramas de leguminosas – o feijão é o grande representante do grupo – leva a uma perda de quase meio quilo em seis semanas.

200 g de frango garantem a dose diária recomendada (DDR) de proteína: 0,8 g por quilo de peso corporal. Um défice mínimo de proteínas pode impedir que ganhe tecido muscular.

Como montar o seu cardápio semanal

  1. Defina a quantidade de pessoas e observe as suas restrições alimentares. ...
  2. Avalie o seu tempo disponível para cozinhar. ...
  3. Escolha as refeições de cada dia. ...
  4. Elabore o cardápio da semana. ...
  5. Vá às compras. ...
  6. Estabeleça uma rotina. ...
  7. Tire um dia para adiantar o processo. ...
  8. Mantenha sua despensa organizada.

Então, a ciência parece dizer que a maneira mais saudável de se alimentar ao longo do dia é fazer duas ou três refeições, com uma longa janela de jejum durante a noite, não comer muito cedo, nem muito tarde e consumir mais calorias no início do dia.

A proporção ideal para sua marmita fitness deve ser: 25% proteínas, 25% carboidratos e 50% hortaliças. Então, foi assim que você imaginou? Pode parecer difícil de se acostumar, mas vale lembrar que agregar isso aos lanchinhos fitness e os pratos práticos pré e pós-treino vão te encher de energia e saciedade!