Como calcular a pressão manométrica?

Perguntado por: ofigueiredo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

A pressão manométrica é definida como a diferença entre uma pressão absoluta (Pabs) e a pressão atmosférica predominante (Pamb). É denotado com o subscrito “e”: Pe e é calculado da seguinte forma: Pe = Pabs – Pamb.

), mas a pressão manométrica pode ser positiva (em locais com pressão superior à pressão atmosférica), ou negativa (em locais onde a pressão é inferior à pressão atmosférica).

Seu enunciado é: “A diferença entre as pressões de dois pontos de um fluido em equilíbrio (repouso) é igual ao produto entre a densidade do fluido, a aceleração da gravidade e a diferença entre as profundidades dos pontos.” Sendo assim, esse teorema determina a variação da pressão hidrostática que ocorre nos fluidos.

Para saber o MCA, é necessário pegar o reservatório de água (caixa d'água ou similares), medir a distância na vertical entre o maior nível de água em sentido superior até o local de sua saída. Assim, como resultado, obtemos o valor da pressão hidráulica em MCA.

1 m.c.a. equivale a pressão que uma quantidade de água faz a 1 metro de altura. Comentando sobre chuveiros, normalmente eles precisam de no mínimo 1,5 m.c.a. ou 40 m.c.a. no máximo.

Resposta verificada por especialistas. A pressão manométrica, em bar, no fundo desse poço é igual a 4,3 bar, sendo a letra "c" a alternativa correta.

Se a pressão encontrada for superior à da atmosfera, a diferença é denominada pressão relativa ou manométrica. A pressão absoluta é obtida somando-se o valor da pressão manométrica ao valor da pressão atmosférica. A pressão absoluta será zero em lugar de vácuo perfeito.

Portanto a diferença entre pressão absoluta e manométrica é que a pressão manométrica não leva em conta a pressão atmosférica, pressão entorno do instrumento, e a pressão absoluta é a pressão total.

A forma mais correta de ler e interpretar um manômetro ou conjunto manifold, de acordo com o especialista, é estar num ângulo (reto) de 90° em relação ao ponteiro do instrumento.

A altura manométrica de uma bomba representa qual a altura que uma bomba consegue levantar um líquido. A altura manométrica é medida em metros (m) e é independente da densidade do líquido.

O bar, com símbolo bar e plural bares (do grego barys, significando "pesado"), é uma unidade de pressão e equivale a exatamente 100 000 Pascais (105 Pa). Este valor de pressão é muito próximo ao da pressão atmosférica padrão, que é definido como 101.325 Pa.

Normalmente o torque é medido em Nm (Newtons x metro) ou Kgfm (quilograma x força x metro). Para calcular, basta multiplicar a força aplicada pela distância entre o local de aplicação de força e o centro da rotação.

Para converter o torque em kW, pode ser usada a fórmula: Potência do motor (P) em kW = 0,105*T (Nm)*N (rpm)/1000, ou seja: kW = 0,105 x Nm x rpm/1000.

Como fazer o cálculo de torque do motor? O torque do motor é calculado multiplicando a força aplicada (F) pela distância do centro do eixo (d), também chamado de braço de alavanca. Quanto mais distante a força aplicada estiver do eixo, maior será o torque.

A pressão exercida por esse fluido pode ser calculada por meio da relação clássica de pressão (P = F/A).