Como calcular a pressão da água que sai da torneira?

Perguntado por: opinheiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Como medir a pressão da água na minha casa?

  1. Feche todos os registros da casa ou somente do ambiente onde será feito o teste. ...
  2. Conecte a outra ponta do flexível no manômetro.
  3. Ligue o registro de água.
  4. Pronto, o ponteiro do manômetro irá mostrar qual a pressão exercida pela água no sistema de encanamento de sua casa.

Para saber o MCA, é necessário pegar o reservatório de água (caixa d'água ou similares), medir a distância na vertical entre o maior nível de água em sentido superior até o local de sua saída. Assim, como resultado, obtemos o valor da pressão hidráulica em MCA.

A pressão é calculada pela razão entre força (F) e área (A). No caso da pressão atmosférica, a força refere-se ao peso que a coluna de ar exerce sobre determinada área da superfície. A pressão atmosférica é medida em N/m2 (Newton por metro quadrado) ou pascal (Pa).

MCA ou, como também pode ser conhecido, metros de coluna d'água, é uma unidade de medida que trata de mensurar a pressão usada em hidráulica, comumente aplicada a chuveiros e torneiras.

Como solução para isso, é possível instalar um pressurizador em sua rede hidráulica, que conservará a pressão de água da sua casa, ou um pressurizador específico só para a torneira que contribui para que a água saia em uma quantidade suficiente, evitando desperdícios.

Formula Cálculo Vazão
Portanto temos: Vazão [m³/h] = Volume*1000 [L] / (Tempo[s]*1/3600), simplificando chegamos em: Vazão [m³/h] = 3,6*Volume[L]/Tempo[s]

Em geral, a pressão deve ser de 3 bar porque existem alguns riscos de ter muita pressão de água no sistema hidráulico. Portanto, uma pressão acima de 3 bar representa um desperdício de água e um risco para qualquer circuito de distribuição de água.

Os fatores que podem causar isso são diversos, desde um mal planejamento das tubulações, caixa d'água baixa, problemas na torneira, no sistema de aquecimento e até mesmo vazamentos.

1 m.c.a. equivale a pressão que uma quantidade de água faz a 1 metro de altura. Comentando sobre chuveiros, normalmente eles precisam de no mínimo 1,5 m.c.a. ou 40 m.c.a. no máximo.

M.C.A. - Metros de Coluna D'Agua , esta é a nomenclatura usada para quantificar a Pressão Hidráulica .

Em média, uma torneira aberta chega a gastar entre 12 a 25 litros por minuto.

Pressão hidrostática é a pressão que ocorre no interior dos líquidos, sendo exercida pelo peso do próprio líquido. Seu valor depende da profundidade do ponto considerado. Desta forma, em diferentes pontos dentro de um mesmo líquido, a pressão hidrostática terá maior intensidade nos pontos de maior profundidade.

Para começar, entenda o que é a pressão da água!
Ele é expresso em litros por segundo ou minuto e, necessariamente, depende do diâmetro dos canos. Enquanto isso, a pressão da água é a força com que a água saia da torneira, chuveiro ou mangueiras. Ela é medida em bares, portanto, pode ser expressa com um manômetro.

O bar, com símbolo bar e plural bares (do grego barys, significando "pesado"), é uma unidade de pressão e equivale a exatamente 100 000 Pascais (105 Pa). Este valor de pressão é muito próximo ao da pressão atmosférica padrão, que é definido como 101.325 Pa.

Pressão estática
Daí o nome: estático. A norma NBR5626 diz que em uma instalação predial, em qualquer ponto, a pressão estática não deve ultrapassar 40 m.c.a. Ou seja, a diferença de altura entre o reservatório superior e o ponto mais baixo da instalação não deve ser superior a 40 metros.

A vazão é o volume de um fluido ou gás que transita em um ponto específico do sistema, conforme uma unidade de tempo. A pressão é a força exercida pelo fluido em uma determinada área. Geralmente a pressão é expressa em bar, psi, Kgf/cm², dentre outras unidades de medida.