Como calcular a pressão absoluta?

Perguntado por: rnogueira2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

A pressão absoluta é obtida somando-se o valor da pressão manométrica ao valor da pressão atmosférica. A pressão absoluta será zero em lugar de vácuo perfeito. Convém ressaltar a diferença entre os termos pressão relativa (ou simplesmente pressão), pressão absoluta e vácuo.

pascal

Em unidades SI, a pressão é medida em pascal, que equivale a newtons por metro quadrado (1 Pa = 1 N/m²), mas também pode ser medida em atm (1 atm = 1,1.105 Pa).

Se a pressão é medida em relação ao vácuo ou zero absoluto, é chamada 'pressão absoluta'; quando é medida adotando-se a pressão atmosférica como referência, é chamada 'pressão efetiva'.

Portanto a diferença entre pressão absoluta e manométrica é que a pressão manométrica não leva em conta a pressão atmosférica, pressão entorno do instrumento, e a pressão absoluta é a pressão total.

O vácuo perfeito tem uma pressão absoluta de 0,0000 mbar.

Um atmosfera (1 atm) corresponde à pressão exercida pela atmosfera terrestre ao nível do mar. Ou seja, essa pressão equivale a, aproximadamente, 1,01 x 105 pascal. Isto é, 1 atm = 1,01 x 105 Pa. Portanto quanto maior for a altitude em relação ao nível do mar, menor será a pressão sobre o corpo.

O princípio de Pascal é uma lei da Mecânica dos Fluidos que afirma que a pressão aplicada sobre um fluido em equilíbrio estático é distribuída igualmente e sem perdas para todas as suas partes, inclusive para as paredes do recipiente em que está contido.

Lei de Dalton das pressões parciais: A pressão total do sistema corresponde à soma das pressões parciais exercidas por cada um dos gases que compõem a mistura.

Para converter bar em psi, é necessário multiplicar o valor em bar por 14,5038. Isso ocorre porque 1 bar equivale a cerca de 14,5038 psi. Vamos ilustrar isso com um exemplo: 1 bar x 14,5038 = 14,5038 psi.

ED 09. Qual o valor da pressão registrada nas formas absoluta e relativa, a 10m de profundidade em água do mar?( d = 1 , 024 ).

Definição de pressão absoluta
A pressão absoluta é relativa à pressão zero no espaço vazio, sem ar do universo. Esta pressão de referência é o vácuo ideal ou absoluto. É denotado com o subscrito “ABS”: Pabs.

A pressão absoluta é a diferença da pressão atmosférica e o vácuo gerado no motor. Em situações de vácuo, há a menor tensão possível e, à medida que a pressão vai aumentando, o valor de resposta do sensor também aumenta.

Por exemplo: uma pessoa mede sua pressão arterial e descobre que tem uma diastólica de cerca de 87 e uma sistólica de cerca de 120. Nesse caso, ela deve fazer a equação desta forma: PAM = (2(87) + 120)/3 = (294)/3 = 98 mmHg.

Assim, vemos que um exemplo de pressão relativa é a pressão que o manômetro (aparelho que você usa para “calibrar” o pneu) é uma pressão relativa, também conhecida como pressão manométrica. Esta pressão é portanto definida como: p_{manometrica}=p_{absoluta}-p_{atmosferica}.