Como calcular a potência da lâmpada para cada ambiente?

Perguntado por: egois . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.4 / 5 19 votos

Para calcular o lúmen necessário, ou seja, qual lâmpada comprar para cada ambiente, existem formulas bem definidas, que consideram a cor das paredes, a altura do pé direito e a disposição das lâmpadas. Como regra geral, podemos usar a seguinte fórmula: lux médio desejado x área do ambiente.

Calcule a quantidade de pontos de luz ideal para cada cômodo
Para calcular a quantidade de ponto de luz em cada ambiente, multiplique por 16 as dimensões do cômodo.

Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.

fluorescente compacta

– A incandescente de 60W corresponde à fluorescente compacta de 15W e a uma LED de 9W.

A Lâmpada Led Bulbo, é ideal para ambientes residenciais e comerciais e substituem as econômicas bem como as incandescentes leitosas.

O Lúmen, também conhecido pela sigla LM, é a unidade de medida utilizada para aferir a intensidade de luz gerada por uma lâmpada. Isso nos diz que: Quanto maior for a taxa de lúmens de uma lâmpada, maior será a intensidade de luz que a mesma terá quando for acionada.

Basta fazer a seguinte conta: Largura do cômodo x Comprimento do cômodo x 3,2 = a quantidade de watts que uma lâmpada de LED deve ter para uma iluminação de quarto apropriada.

lâmpadas LED

As lâmpadas LED são muito mais eficientes, chegando a ter um desempenho 80% maior do que a incandescente. Consomem uma quantidade menor de energia.

A FÓRMULA PARA ILUMINAÇÃO
Então se você tem um cômodo de 5 metros de largura x 4 metros de comprimento, em uma sala ampla, por exemplo, multiplique por 3,2 e o resultado será 64 watts (em iluminação LED) , que é o a potência necessária aproximada para iluminar adequadamente a sua sala.

Levando em conta a explicação do tópico anterior, podemos comparar as diferentes tipos na equivalência de lâmpadas. Uma lâmpada incandescente de 20W equivale a uma LED de 2W, com emissão de 50-80 lúmens.

Ambientes funcionais e dinâmicos pedem luzes de LED com temperatura mais fria, que variam de 6.000 k a 6.500 k, pois iluminam e deixam a área mais clara. Mas se você deseja uma luz menos intensa e mais aconchegante, procure por lâmpadas que tenham entre 3.000 k e 3.500 k, que são mais confortáveis.

Método simples para calcular a quantidade de lâmpadas
Exemplo: Segundo a tabela, uma sala precisa de 100 a 200 lúmens por metro quadrado de luz geral. Então em uma sala de jantar de 5 metros por 4 metros, isto é, com 20m² de área, serão necessários de 2000 (100 x 20) a 4000 (200 x 20) lúmens.

Via de regra, a distância ideal entre um spot é outro é de 60 a 75 cm, ficando distantes de 15 a 20 cm da parede. A distância pode variar também dependendo do tipo de lâmpada. As de LED não produzem calor, ao contrário das lâmpadas dicroicas que geram calor e aquecem a superfície.

Para atingir um visual equilibrado e convidativo, basta utilizar uma combinação de tipos diferentes de iluminação. A luz geral, geralmente centralizada, deve ser a mais forte e iluminar o cômodo todo de forma uniforme – para ajudar a refletir a luminosidade, mantenha o teto e as paredes claras.

Para verificar a informação, você deve confirmar a quantidade de watts (W) da lâmpada, logo multiplicar o número pela quantidade de dias e horas que ela fica ligada. Por exemplo, uma lâmpada de 80 Watts (W), que fica ligada 8 horas por dia durante 30 dias.

Descrição: Lâmpada Led Bulbo 40w 6500k é uma lâmpada com excelente eficiência luminosa de 90lm/W, fluxo luminoso de 1800 lúmens, e indicada para ambientes internos.

A potência, medida em watts (w), é a quantidade de energia utilizada pela lâmpada para que ela possa fornecer luz para qualquer tipo de ambiente.