Como calcular a massa molar do ácido?

Perguntado por: rfernandes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Como calcular a massa molar?

  1. Passo 1: conte o número de átomos de cada elemento químico na fórmula da substância.
  2. Passo 2: consulte a Tabela Periódica para saber a massa atômica de cada elemento da substância. ...
  3. Passo 3: multiplique as massas dos elementos pelos respectivos números de átomos na substância.

36,458 g/mol

Massa molar CH3COOH, HAc = 60,0 g. mol-1. O ácido acético (CH3COOH, HAc) é o principal constituinte do vinagre.

A molaridade é calculada pela reação M = n/V, sendo n o número de mols e V o volume de solução. A concentração molar é expressa em mol/L. A quantidade de matéria (n) pode ser encontrada pela razão entre massa (m) e massa molar (MM) de uma substância.

O ácido acético é uma substância orgânica de fórmula C2H4O2 e massa molar 60 g/mol.

Dessa forma, basta dividir a massa (m) da matéria por sua massa molar (M). A massa molar é determinada pela multiplicação da quantidade de átomos do elemento por sua massa atômica. Em seguida, somam-se todos os resultados encontrados. A unidade dessa massa é o g/mol.

As massas molares dessas entidades (átomos e moléculas) são sempre numericamente iguais à massa delas em unidades de massa atômica (u). Por exemplo, se a massa atômica do átomo de hidrogênio é de 1u, a massa molar do hidrogênio será 1 g. mol-1 (grama por mol).

98,079 g/mol

HCl – 1,0M : Diluir 84ml de HCl concentrado em água e completar à 1 litro.

60,052 g/mol

150,087 g/mol

Cálculos com Mol. A massa atômica dos elementos químicos é encontrada na Tabela Periódica. Por exemplo, a massa atômica de um átomo de sódio (Na) é 23 g. Logo, 1 mol de sódio = 23 g = 6,022 x 1023 átomos de sódio.

Conceito de Mol
Essa quantidade tem sempre 6,02x10²³ unidade, que pode ser arredondando para 6x10²³. A unidade de mol se refere ao número de moléculas, íons e átomos, segundo os químicos.

“Mol é a quantidade de matéria de um sistema que contém tantas entidades elementares quantos são os átomos contidos em 12 gramas de carbono-12.” Isso significa que 1 mol de C-12 tem 12 g, da mesma forma que 1 mol de Ca tem 40 g, que 1 mol de H tem 1g, que 1 mol de O tem 16 g e que 1 mol de água tem 18 g.

Dessa forma, o cálculo da constante de acidez considera o quociente entre o produto da concentração molar de sua base conjugada e de seu número de íons de hidrogênio, pelo de suas partículas não ionizadas.

44,01 g/mol

Para realizar o cálculo da massa atômica de qualquer elemento químico, devemos utilizar o seguinte padrão matemático:

  1. 1o: multiplicar o número de massa de cada isótopo pela sua porcentagem;
  2. 2o: somar todos os resultados encontrados nas multiplicações do primeiro passo;
  3. 3o: dividir a somatória encontrada por 100.

A massa da molécula é igual à soma dos átomos que a forma, sendo assim, para obtermos a massa molecular e a massa fórmula, devemos somar as massas de todos os átomos contidos na fórmula das substâncias.