Como calcular a massa em química?

Perguntado por: amelo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Para realizar o cálculo da massa atômica de qualquer elemento químico, devemos utilizar o seguinte padrão matemático:

  1. 1o: multiplicar o número de massa de cada isótopo pela sua porcentagem;
  2. 2o: somar todos os resultados encontrados nas multiplicações do primeiro passo;
  3. 3o: dividir a somatória encontrada por 100.

Cálculos químicos: Grandezas (mol, massa atômica, molar e molecular)

O cálculo da massa atômica de um elemento é o recurso matemático utilizado para determinar o valor da massa presente na Tabela Periódica de cada um dos elementos químicos existentes.

A relação entre massa e peso é uma variante da segunda lei de Newton (Fr = m . a). Matematicamente, essa relação é expressa através da seguinte fórmula: P = m . g, onde P é o peso, m é a massa e g é a aceleração da gravidade.

É muito simples calcular a densidade de um material: basta dividir a massa pelo seu volume. Portanto, a fórmula da densidade é d = m/v.

O índice de massa corporal (IMC) ou índice de massa corpórea é calculado dividindo o peso (em quilogramas) pela altura ao quadrado (em metros).

Mol é uma palavra que vem do latim “mole”, que significa “porção”, “monte”, “amontoado”, “quantidade”. Essa quantidade tem sempre 6,02x10²³ unidade, que pode ser arredondando para 6x10²³. A unidade de mol se refere ao número de moléculas, íons e átomos, segundo os químicos.

Na tabela periódica, a massa atômica costuma ficar logo abaixo do símbolo do elemento químico.

Massa molar é a massa em gramas presente em 6,02.1023 entidades elementares, ou seja, é o número que corresponde a um mol.

Em ambos os casos, trata-se da soma das massas atômicas dos elementos que compõem a espécie química. Por exemplo, a massa molecular da molécula de monóxido de carbono (CO) é obtida somando-se a massa atômica de um carbono com a massa atômica de um oxigênio.

39,997 g/mol

As principais fórmulas químicas que representam os elementos e o número de átomos das ligações que compõem as moléculas são: molecular, eletrônica e estrutural.

Dessa forma, basta dividir a massa (m) da matéria por sua massa molar (M). A massa molar é determinada pela multiplicação da quantidade de átomos do elemento por sua massa atômica. Em seguida, somam-se todos os resultados encontrados. A unidade dessa massa é o g/mol.

Uma fórmula química consiste numa representação gráfica de uma espécie química por meio de símbolos dos elementos, algarismos que indicam o número de vezes que cada elemento se repete, traços que indicam as ligações e outros sinais auxiliares que ampliam a informação ou abreviam a escrita.

No caso dos sólidos regulares, como um cubo, medir a massa também é fácil, pois basta colocá-lo em uma balança. Já o volume obedece a fórmulas matemáticas específicas que só precisam ser calculadas. Por exemplo, no caso de um cubo, basta multiplicar sua altura pelo seu comprimento e largura para descobrir seu volume.

Portanto, podemos concluir que a concentração comum (C) ou concentração em massa de uma solução química é a relação que existe entre a massa do soluto (m1) e o volume da solução (V). Isso significa que em cada litro da solução existem 10 g de sal. A unidade no SI para a Concentração Comum é g/L.

O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C).

A massa atômica é a forma padrão para medir a massa dos átomos, expressa em unidade de massa atômica (u). Os químicos resolveram tomar como base o carbono, por isso diz-se que a massa atômica é relativa. Foi determinado que uma unidade de massa atômica equivale a 1,66 x 10-24 g, o mesmo que 1/12 da massa do carbono-12.

A Segunda Lei de Newton do Movimento é F=ma, ou força é igual a massa vezes aceleração.

Se considerarmos que o valor de g na superfície da Terra é de aproximadamente 10 m/s2, teremos então que um corpo com a massa de 1 kg pesa 10 N ou 1 kgf; um corpo com a massa de 2 kg pesa 20 N ou 2 kgf; e assim por diante.

A unidade padrão de massa no Sistema Internacional de unidades (SI) é o quilograma (kg).